PartidosPolítica

PARTIDOS. Rede forma “coletivo”. Diretório virá só após. Grupos do PSOL e Jorjão ainda não se reuniram

Rede de Santa Maria já tem a sua página no Feicebuqui. Iniciativa foi dos ex-psolistas
Rede de Santa Maria já tem a sua página no Feicebuqui. Iniciativa foi dos ex-psolistas

É preciso que se diga: os integrantes do PSOL que foram para o Rede Sustentabilidade demonstram, pelo menos nas redes sociais, muito maior agilidade que os ligados ao ex-petista Jorge Trindade, o Jorjão. Para começar, uma página no Feicebuqui já foi até constituída e que tem, até a noite desta quinta-feira, mais de 30 “curtidas”.

Uma reunião entre os dois grupos (vamos combinar que eles são diferentes, mesmo) ainda não foi agendada. Mas já houve papo informal e o encontro deve acontecer em seguida. Aparentemente, no entanto, a iniciativa de tudo é mesmo dos ex-psolistas, Tiago Aires (ex-presidente do PSOL/SM) a frente..

Ele informou ao editor que o Diretório Municipal somente será formado depois do Congresso Nacional de constituição formal do Rede, o que deve ocorrer em dezembro. Antes, os redistas terão um “coletivo” na cidade. Representantes dos dois grupos prevêem um encontro “com a participação de todos os novos filiados”.

Enquanto isso, Tiago Aires e um conjunto de outros cinco oriundos do PSOL divulgaram uma carta. Nela, como você pode conferir abaixo, deixam claro que a saída do partido não chega a ser uma ruptura com as ideias psolistas. Ou o editor está enganado? Confira você mesmo, a seguir:

 “Companheir@s,

Fazemos parte de um grupo que contribuiu com o crescimento e construção do PSoL em Santa Maria e no Rio Grande do Sul desde 2009. Estivemos presentes em inúmeras lutas junto ao partido e aos movimentos sociais, mas hoje comunicamos que nossa contribuição enquanto militantes do PSoL esta concluída. Neste sentido, renunciamos aos cargos na executiva de Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Tesouraria e seis vagas do Diretório Municipal.

Entendemos que o PSoL é um partido ímpar no cenário político brasileiro, consonante com as lutas do povo. No entanto, visualizamos que passamos por uma conjuntura que exige maiores desafios políticos para nós, onde o isolamento não pode ser mais uma opção. Assim, compreendemos que é necessária uma articulação plural, que seja norteada pela luta por uma sociedade justa e igualitária.

Optamos deste modo, por mudar a forma de caminhar, mas sem mudarmos nosso caminho, iniciando agora um novo desafio: A construção da Rede Sustentabilidade. Continuamos os mesmos dos escrachos, das ocupações, das lutas por um transporte coletivo de qualidade e das denúncias contra a corrupção na Prefeitura e Câmara de Vereadores.

Aos que ficam ou que romperam sem optar pela construção da nova ferramenta, um fraterno abraço, nos reencontraremos nas ruas contra as injustiças que sempre combatemos.

Aos que tem coragem, fica o compromisso de construir um partido amplo, de esquerda, democrático e progressista.

Tiago Aires, Alidio da Luz, Dionas Pompeu, Alice Carvalho, Laila Garcia Marques e Marcelo Brondani

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Serra andou criticando o governo por "queimar o filme" das políticas econômicas heterodoxas. Uma meia dúzia de sociólogos (não incluindo Efeagá) critica o PT por "queimar o filme" da esquerda.
    Tarso Fernando, o intelectual, foi para a Europa gastar um tempo para entender a "crise internacional". Antes disto afirmou que depois das eleições municipais haveria um rearranjo na esquerda. Mais ou menos na época que Molon foi para a Rede. Detalhe: Tarso Fernando, o intelectual, foi para dar um jeito no PT carioca que estava muito próximo do PMDB.
    PSOL talvez seja o que mais perdeu em quadros para a REDE.
    Leva a crer que existe muito mais coisa acontecendo nos bastidores e não chegou no noticiário ainda.

  2. Hahahaha. QUeria muito assistir uma reunião do grupo do Aires com o grupo do Jorjão. Seria um encontro pra lá de sui generis: ex-tucanos e ex-psolistas se encontram com ex-petistas em perfeita harmonia. Ou não. Hahahahah. Acho que o Jorjão não dura muito nessa Rede, não. Palpite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo