Arquivo

Polêmica. UFSM decide amanhã sua política de cotas. Até 40% das vagas serão reservadas

Sinteticamente, a proposta da Universidade Federal de Santa Maria para o que ela chama de “Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social.” Através dele, srão reservadas vagas para estudantes “afro-descendentes” (15%, ao final de 10 anos – 10% imediatamente), oriundos de escolas públicas (20%) e portadores de necessidades especiais (5%). Além disso, haverá vagas disponíveis (5 no primeiro ano) para indígenas.

 

A questão será decidida amanhã, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que conta com 52 integrantes. A propósito, confira a notícia divulgada pela assessoria de imprensa da Comissão Permanente de Vestibular da UFSM (Coperves):

“Amanhã CEPE decide sobre cotas

Amanhã, dia 13 de julho, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), discute e delibera sobre a proposta de resolução que institui a política de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os 52 membros do CEPE devem participar da reunião para a votação que acontece a partir das 8h30min, na Sala dos Conselhos, no 9º andar do prédio da Reitoria.

A proposta prevê a reserva de vagas no Ensino Superior para estudantes de escolas públicas, afro-brasileiros, pessoas com necessidades especiais e indígenas.

Entre outras medidas, o programa determina que a UFSM e suas extensões devam dispor aos afro-brasileiros, durante dez anos, de 10% até 15% das vagas nos processos seletivos, Vestibular, PEIES, reingresso e transferências. Se aprovado, o projeto ainda prevê que em 2008, serão disponibilizadas 10% das vagas, sendo aumentadas ano a ano até chegarem a 15%, já em 2013.’

 

 

ATENÇÃO: se você quiser conhecer a íntegra da proposta apresentada pela Reitoria da UFSM, através da Resolução, vai ao lado, na caixa de Artigos e clique em Documentos. Acabo de postar o documento. É só conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo