EducaçãoHistóriaUFSM

NÃO CUSTA LEMBRAR. Dado o primeiro passo para uma Comissão da Verdade na UFSM. Já o segundo…

Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 29 de agosto, sexta:

MEMÓRIA. Entidades querem que a UFSM crie uma “Comissão da Verdade” para apurar ações da ditadura

A iniciativa é do Comitê Pelo Direito à Memória e à Verdade. O objetivo é averiguar uma série de atos cometidos pela ditadura militar no interior da Universidade. E tem mais: foi solicitada a abertura de uma comissão de sindicância para apurar especificamente o desaparecimento de documentos do período em que havia, na instituição, uma onipresente Assessoria de Segurança e Informações (ASI), um braço do regime dentro da UFSM.

Tudo isso foi oficializado nesta quinta-feira ao reitor Paulo Burmann e ao vice-reitor Paulo Bayard. Mais detalhes, inclusive os linques para acessar os documentos em que as solicitações são formalizadas, você tem no material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. A seguir:

Entidades pedem sindicância e comissão da Verdade na UFSM

…O Comitê Santa-mariense pelo direito à memória e à verdade, que tem a participação de entidades como a OAB, Sedufsm, Assufsm, DCE, Diretório Acadêmico Livre do Direito (DLD), Diretório Acadêmico de História (Daquipalm) e Diretório Acadêmico da Arquivologia (Dacar), se reuniu no final da manhã desta quinta, 28, com o reitor e vice da UFSM, respectivamente, Paulo Burmanne Paulo Bayard Gonçalves. O encontro

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, a Comissão da Verdade foi instalada e até já teve reunião. Mas demorou mais de 10 meses, para ser desencavada. Assuntinho difícil esse, no interior da UFSM, vamos combinar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo