Arquivo

Eleições 2010. Dilma e Serra consolidam a tendência de que serão os pólos na sucessão de Lula

Por mais que Aécio Neves, pelo lado tucano, embora não necessariamente como oposicionista ferrenho, e Ciro Gomes, como um dos pontas de lança no meio governista, ainda não tenham jogado a toalha, a impressão é que os polarizadores da campanha pela sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva já se consolidam como candidatos.

 

De um lado, José Serra (na foto de Wilson Dias, da Agência Brasil), o nome do PSDB. De outro, Dilma Rousseff, a candidata preferida de Lula, como a indicada pelo PT. Com as devidas ressalvas, é a análise feita, por exemplo, pelo jornalista Kennedy Alencar, da Folha de São Paulo. Leia, a propósito, o que ele escreve:

 

“Serra, Dilma, Aécio e Ciro

 

A sucessão presidencial de outubro de 2010 está distante, mas lances recentes apontaram tendências. O governador de São Paulo, José Serra, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, consolidam-se a cada dia como prováveis candidatos à Presidência do PSDB e do PT, respectivamente.

 

Mais fraco no jogo tucano, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, não tem colecionado boas notícias políticas desde as eleições municipais de outubro do ano passado. Aécio recuou algumas casas no jogo de poder presidencial. E parece estar perdendo o bonde de eventual saída do PSDB para uma filiação ao PMDB.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) passa por situação semelhante à de Aécio. Parece que já esteve mais próximo de viabilizar uma candidatura ao Palácio do Planalto com chance real de êxito.

 

As coisas mudam na política. Atestado de óbito de carreiras ou projetos políticos não são prudentes. No entanto, os passos dados por Serra e Dilma têm sido mais consistentes.

 

No PT, por exemplo, a única alternativa a Dilma é uma eventual cristianização de Dilma. Ou seja, lançá-la, mas abandoná-la se o projeto não emplacar. Não é esse o sinal dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele vai colocar a faca no dente para tentar elegê-la. Busca costurar…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do texto “Serra, Dilma, Aécio e Ciro”, publicada por Kennedy Alencar, da Folha de São Paulo, na coluna “Pensata”, na versão online do jornalão paulista.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo