PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Um novo hall na Câmara, a lei do Alemão, Orçamento, deputado e comércio informal

Hall do Palacete da Vale Machado está com cara nova. É praticamente uma sala de estar à espera dos visitantes (foto Fabricio Vargas/AICV)

Por MAIQUEL ROSAURO, da Equipe do Site

* É comum as famílias renovarem seus lares para o Natal. E na Casa do Povo não é diferente. Quem visitou a Câmara de Vereadores de Santa Maria nessa terça-feira (27) encontrou um hall renovado.

* O espaço localizado à esquerda da escadaria recebeu uma repaginada e contará sempre com um televisor sintonizado na TV Câmara.

* As alterações no ambiente não geraram gastos ao Legislativo, uma vez que foram usados na decoração objetos que já estavam na Casa.

* Já o canto direito à escadaria está em reformas. Vidros estão sendo instalados no local e, em breve, será colocado um aparelho de ar-condicionado.

* O objetivo é melhorar o ambiente de trabalho dos servidores da portaria, sobretudo, no inverno, quando o vento derruba a temperatura do local.

Audiência pública discutiu o Orçamento de Santa Maria para 2019. Prazo para emendas aberto até 5 de dezembro (foto Divulgação)

* Pela manhã, o Legislativo realizou audiência pública para debater o Orçamento de 2019 do Município, estimando em R$ 785 milhões.

* A comunidade participou e sugeriu mudança no formato da audiência pública, para que essa seja mais acessível ao cidadão comum; inclusão no orçamento de políticas voltadas ao idoso; e diferenciação na lei entre os precatórios alimentares e de natureza comum.

* A presidente da Comissão de Orçamento e Finanças do Parlamento, Cida Brizola (PP), destacou que, neste ano, ficou acordado entre os vereadores que não haveria emendas por parte dos parlamentares.

* Porém, a comunidade poderá protocolar sugestões de alterações à LOA 2019 até o dia 5 de dezembro.

* A sessão dessa terça foi histórica para o vereador Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB). Pela primeira vez, após quase dois anos de mandato, ele apresentou na tribuna (no período de liderança de seu partido) um projeto de lei de sua autoria.

* A proposta propõe a isenção do pagamento de parquímetros para idosos a partir dos 60 anos, e também se estende aos portadores de necessidades especiais.

* No Facebook, o parlamentar divulgou a iniciativa e apresentou mais detalhes.

* O projeto de Alemão é considerado relevante, porém polêmico. A proposta está em tramitação na Casa e ainda não há uma data para ser discutida em Plenário.

* Nos últimos dias, ganhou repercussão no Facebook a foto de um senhor que alega ter sido impedido pela Prefeitura de vender panos de prato no Centro de Santa Maria, optando assim por pedir moedas para pagar suas contas.

* O deputado estadual eleito, Giuseppe Riesgo (NOVO), compartilhou a imagem e argumentou que comércio informal não é crime.

 

* Nos comentários, porém, sobraram críticas ao comércio informal, inclusive de correligionários de Riesgo.

* O ex-candidato a deputado estadual pelo Novo e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jacques Eskenazi, não deixou a publicação passar em branco e fez uma tímida intervenção apoiando o comentário de um usuário que defendia a regulamentação de todo o comércio.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. E o tal de Riesgo? Já começou a abraçar o populismo ou se converteu ao “socialismo”?

    Campanha para 2020, quando precisará bem mais do que os playboys de classe média e média alta do clubinho farroupilha (sou do tempo em que isso era nome de sanduíche) para se eleger ou puro espírito natalino?

    A conferir em dois anos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo