EducaçãoHistóriaUFSM

HISTÓRIA. Instalada, vão começar os trabalhos da Comissão da Verdade da UFSM. Saiba quem faz parte

Não faltaram controvérsias. Inclusive um atraso de quase um ano, para que enfim fosse instalada. Mas o fato é que desde a noite de anteontem, a Comissão da Verdade está formalmente instalada e poderá, quem sabe, passar a limpo um período tenebroso na história do país e que teve reflexos, sim, também no interior da maior instituição federal do interior do Brasil.

A Comissão, entre titulares e suplentes, contará com 18 integrantes, todos devidamente empossados e aptos a iniciar o seu trabalho. Para saber mais da solenidade de instalação e, ao longo do texto, conferir todos os integrantes, confira o material originalmente publicado no sítio da UFSM, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social. A reportagem é de Lucas Casali, com foto de  Ivan Lautert, da assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. A seguir:

Dirigentes da UFSM e de fora dela foram ao ato que marcou a instalação do colegiado
Dirigentes da UFSM e de fora dela foram ao ato que marcou a instalação do colegiado

Para que os erros do passado não se repitam no futuro

“Nós depositamos toda a confiança nos membros desta comissão, que certamente trabalhará responsavelmente, não em uma caça às bruxas, não em busca de pessoas, mas em busca do restabelecimento dos fatos.” A frase foi proferida pelo reitor Paulo Burmann na noite de segunda-feira (15), no auditório da antiga reitoria, durante a solenidade de instalação da Comissão da Verdade da UFSM. O objetivo da comissão é apurar o que aconteceu na universidade na época da ditadura militar (1964-1985). A investigação terá o prazo de um ano para ser concluída.

A tarefa de trazer a público os excessos e arbitrariedades que tenham ocorrido na universidade durante a ditadura ficará a cargo dos 18 membros da comissão, os quais foram indicados pelos seguintes órgãos e entidades: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Sindical dos Docentes (Sedufsm), Associação dos Servidores (Assufsm), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Conselho Universitário e departamentos de Documentação, História e Direito da UFSM. Uma das primeiras ações da comissão será a eleição do seu presidente, o que deve ocorrer nas suas primeiras reuniões.

Durante a solenidade, o primeiro a manifestar-se foi o presidente da subseção da OAB em Santa Maria, Péricles da Costa. De acordo com ele, “além dos fatos e das ocorrências que passaremos então a conhecer, (a comissão) trará à tona também o heroísmo de tantos quantos que contribuíram para a construção desta valorosa instituição para a comunidade da Boca do Monte, ao passo que saberemos também a efetiva dimensão das dificuldades que estes homens e mulheres – representados sempre pela quase mítica figura do gaúcho do século, professor José Mariano da Rocha Filho – enfrentaram.”

Órgão encarregado de investigar e reprimir atividades subversivas, a extinta Assessoria Especial de Segurança e Informação (Aesi) da UFSM teria sido uma das mais atuantes do país durante a ditadura, de acordo com a acadêmica Tamara Juriatti, representante do DCE. Em seu pronunciamento, ela também saudou a participação de estudantes na comissão. “A gente, do movimento estudantil, vê como muito importante que a comissão seja composta também por alunos, porque isso não acontece infelizmente em todas as universidades.”

Para Darci Fidler, representante da Assufsm, é honroso o compromisso assumido, apesar da difícil responsabilidade de reescrever a história. “É uma honra para mim estar representando a minha categoria, dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSM, nesse momento histórico. Eu quero salientar que vamos tentar fazer o possível para reescrever essa história, contar uma parte da história que não foi contada, que foi escondida de todos nós”

O presidente da Sedufsm, Adriano Figueiró, avalia que a memória sobre o período da ditadura está desaparecendo entre a comunidade acadêmica. “Nós hoje estamos em uma universidade em que, não só os alunos, mas os professores mais novos já nasceram e cresceram na democracia. E a esses professores, é fundamental que sejam chamados, para que conheçam a história, para que conheçam as lutas, para que conheçam a trajetória daqueles que lutaram, inclusive arriscando a própria vida, para manter a capacidade da expressão, a capacidade do debate dentro de uma universidade que deveria ter sido plural desde o início, mas não foi.”

A última manifestação da noite coube ao reitor da UFSM, segundo o qual “muitas coisas já foram devidamente esclarecidas, porque o processo político de redemocratização do país proporcionou que isto acontecesse. Outras tantas precisam ainda de respostas. A universidade, com esse espírito de buscar permanentemente a verdade, coloca todos os seus registros e os seus arquivos à disposição desta comissão.”

A lista completa dos membros da Comissão da Verdade da UFSM pode ser conferida a seguir:

Representantes do Departamento de Documentação:

– Glaucia Vieira Ramos Konrad (titular)

– André Zanki Cordenonsi (suplente)

Representantes do Departamento de História:

– Diorge Alceno Konrad (titular)

– Julio Ricardo Quevedo dos Santos (suplente)

Representantes do Departamento de Direito:

– Maria Beatriz Oliveira da Silva (titular)

– José Luiz de Moura Filho (suplente)

Representantes do DCE:

– Tamara Juriatti (titular)

– Aline Seixas (suplente)

– Yan Baggiotto Giuliani (do curso de História)

– Guilherme Garcia Teixeira (do curso de Arquivologia)

– Bolívar Kokkonen (do curso de Direito)

Representantes da Sedufsm:

– Rondon Martim Souza de Castro (titular)

– Claudio Roberto Losekann (suplente)

Representante da Assufsm:

– Darci Trevisan Fidler

Representantes da OAB:

– Márcio de Souza Bernardes (titular)

– Márcio Moraes Brum (suplente)

Representantes do Conselho Universitário:

– Ana Lucia Aguiar de Melo (titular)

– Alcir Luciany Lopes Martins (suplente)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo