Arquivo

Agronegócio. O Sul, Rio Grande inclusive, volta ao topo, com a desvalorização do Dólar

Talvez você esteja cansado de saber, mas não custa repetir o que tenho escrito com habitualidade: a banca paga e recebe. Isto é, se há algum setor perdendo com a desvalorização do Dólar, em contraposição à valorização do Real, não há dúvida que vários outros estejam ganhando.

 

Neste domingo mesmo, li que a indústria automobilística, uma das grandes exportadoras, está perdendo dinheiro (mas não mercado, porque banca o prejuízo) com o que vende para fora, ganha e muito com o que comercializa no mercado interno. Nunca, nos últimos anos, tantos automóveis são entregues 0 km aos brasileiros.

 

O que se pode discutir é se a média é favorável. E olhe lá. Basta olhar pros lados e perceber o aumento da auto-estima dos patrícios, e a inflação em queda, junto com os juros (independente da taxa básica, fixada pelo Banco Central, e que é mais parcimonioso, ou conservador) – o que permite investimentos crescentes. Como poucas vezes existe muito dinheiro na economia, sejam eles em que moeda forem. E pergunta à construção civil o que os seus industriais estão pensando do atual momento.

 

E, no caso específico do Rio Grande do Sul, onde o agronegócio é peça fundamental na economia, há um componente importante, e favorável. A queda do Dólar tornou mais cara a produção primária em setores que estavam desbancando o Sul do País. Sim, porque o capital vai onde é melhor remunerado. E não tem como chorar. Por isso, o Centro-Oeste, até o ano passado, era o eldorado – em detrimento da produção sulista. Era. Voltou a ser o Sul, especialmente o Paraná e o Rio Grande do Sul.

 

Só o que se espera é que a oportunidade seja utilizada, também para fazer dinheiro imediato, mas especialmente para garantir o pagamento de dívidas antigas. Esse é o passaporte para um futuro melhor. Mesmo que o Dólar volte a se valorizar. Depois, não adianta choramingar. É preciso planejar. E aproveitar o momento. E ponto.

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira a reportagem“Queda do dólar muda mapa agrícola do País”, produzida por Márcia De Chiara e publicada pelo jornal O Estado de São Paulo.

No mesmo jornal, também vale a pena ler o texto“Mercado derruba os juros. Só falta o Banco Central”, assinado por Fernando Dantas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo