CongressoMinistério PúblicoPolítica

ZELOTES. Deputado quer evitar a “operação abafa”, que dispersa a investigação e é ‘esquecida’ pela mídia

Paulo Pimenta (D) e o Procurador Frederico Paiva, que lidera equipe que atua na Zelotes
Paulo Pimenta (D) e o Procurador Frederico Paiva, que lidera equipe que atua na Zelotes

Que a Operação Zelotes parece não existir para a grande mídia nacional em geral e gaúcha em particular, está claro. O que não se pode é, afinal de contas, esquecer que o rombo investigado pode chegar a R$ 19 bilhões. Algo como três vezes o prejuízo ao erário, apurado pela Operação Lava Jato – que esta tem atenção triplicada pelos veículos de comunicação.

Assim é que em alguns nichos importantes o assunto não é esquecido e, mais que isso, há ações concretas para impedir que ele submerja. Veja, por exemplo, a ação do deputado federal Paulo Pimenta, objeto de material publicado no jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Marco Weissheimer, com foto de Divulgação. A seguir:

Subcomissão da Câmara quer evitar operação abafa sobre Operação Zelotes

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), relator da subcomissão da Câmara dos Deputados que acompanha as investigações da Operação Zelotes, está cogitando a possibilidade de solicitar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que acompanhe os desdobramentos do caso para evitar uma “operação abafa” sobre a operação que envolve grandes empresas nacionais e multinacionais. Pimenta reuniu-se nesta terça-feira, em Brasília, com o Procurador da República Frederico Paiva, que lidera a equipe que atua no caso. Nesta quarta-feira (29), o deputado apresentará o plano de trabalho da subcomissão e terá uma reunião com o delegado Marlon Cajado, da Polícia Federal. Pimenta adiantou que vai propor também uma reunião entre Paiva e os deputados que compõem a subcomissão.

Com o passar dos dias, a Operação Zelotes foi sumindo da mídia, após envolver valores superiores ao da Lava Jato. Também ao contrário do que ocorreu com a Lava Jato, no caso da Zelotes o Ministério Público Federal pediu a prisão preventiva de 26 investigados, mas todos os pedidos foram negados pelo Poder Judiciário. Daí a ideia de pedir ao Conselho Nacional de Justiça para que acompanhe o caso. “A sociedade não aceitará uma operação abafa sobre a Zelotes”, disse Paulo Pimenta.

O deputado criticou a cobertura da mídia sobre o maior esquema de sonegação fiscal do país. “Curiosamente, a Zelotes não é noticia, e a chamada grande mídia não demonstra nenhum interesse em ter acesso ao processo, em cobrar providências. Como explicar à sociedade brasileira que um esquema que causou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 19 bilhões não seja de interesse público”, questionou.

A Operação Zelotes foi desencadeada no dia 28 de março por diversos órgãos federais para desbaratar um esquema de fraudes tributárias envolvendo grandes empresas brasileiras e multinacionais. As investigações foram conduzidas por uma força-tarefa formada pela Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Corregedoria do Ministério da Fazenda. O Grupo RBS, a Gerdau, os bancos Bradesco, Santander, Safra, Pontual e Bank Boston, as montadoras Ford e Mitsubishi e um grupo de outras grandes empresas estão sendo investigados pela suspeita de pagamento de propina a integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), para anular multas tributárias milionárias…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O "HSBC não colou" para a mídia corrupta deste país! Na Europa, os nomes de todos os envolvidos estão nos jornais. Aqui, o "investigativo" do UOL segurou as informações pois sabe que grande parte da alta burguesia deste país está envolvido até o pescoço neste mega-escândalo de sonegação, corrupção e evasão de divisas! E no Brasil, a Receita deveria ter poder de Polícia, como nos EUA e Europa. Aí, eu queria ver cair a máscara da mídia ao ver ser donos com uniforme de presidiário, algemado e acorrentado pelos tornozelos apenas para comparecer perante o Juiz em uma audiência, como ocorre nos EUA! Já deletei a velha mídia da minha vida pois não quero ser mais enganado! Delete você também!

  2. Zelotes é uma baba. Basta ver quem subornou quem. E a "sonegação"? No CARF era só o processo administrativo. Ainda tinha todo o processo judicial pela frente, o que ainda deve ocorrer.
    Zelotes só tem atenção petista porque o caso HSBC não "colou".
    Lava a Jato? Onde será que foram parar os 6 bilhões da petrobrás? Será se vão descobrir onde tudo foi parar? A quantia vai voltar? Se os seis bilhões fossem metros, seriam mais de 150 mil voltas ao redor da terra… Desta grana não existe dúvida, está no balanço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo