EconomiaEducaçãoSanta MariaTecnologiaUFSM

EM PORTUGAL. Agência de Desenvolvimento, com a UFSM, busca o conhecimento de tecnoparques lusos

Como se sabe, há uma missão santa-mariense na Europa. Mais precisamente em Portugal. Nela estão integrados a UFSM e a Agência de Desenvolvimento (Adesm), que visitam organizações vinculadas à tecnologia e educação, no território luso. Segundo consta, o Prefeito Cezar Schirmer também estaria incluído na missão.

A seguir, você tem um relato, no ponto de vista da Agência, cujo presidente, Vilson Serro, acompanha a comitiva. O texto é de Marielle Flôres. A seguir:

Diretor Presidente da ADESM integra comitiva de Santa Maria em Portugal

Em Portugal desde o último sábado (10), o Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro, acompanha a missão santa-mariense que busca conhecer outras experiências de funcionamento dos parques tecnológicos, centros empresariais e algumas instituições de estímulo ao empreendedorismo do país.

Na manhã de terça-feira (13), a comitiva realizou uma visita a DNA Cascais, que é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo principal contribuir, por todos os meios adequados, para a promoção, incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, com especial incidência para a promoção do empreendedorismo jovem e social no município de Cascais.

Segundo Serro, um dos destaques da DNA Cascais é a aplicação da metodologia do Ecosistema Empreendedor como indutor do talento e da sustentabilidade econômica e social. Através deste método, foi possível viabilizar no Município várias ações de estímulo ao empreendedorismo nas escolas, passando por concursos de projetos, apoio na orientação empresarial, ninho de empresas, contato com Business Angels e soluções de financiamento e capital de risco.

Acompanhado dos representantes da UFSM, Nilza Zampieri, Frank Leonardo Casado e José Airton Brutti, o Presidente da ADESM foi recebido pelo Diretor Executivo da Associação, Marcos Fernandes.

O objetivo da DNA Cascais, que criou uma incubadora de empresas, é buscar o desenvolvimento da região: “A iniciativa é muito boa, o projeto é conciso e repleto de boas alternativas”, comenta Serro.

Ainda na terça-feira, a mesma equipe – agora acompanhada do reitor Felipe Müller e dos professores Eduardo Rizzatti e Julio Siluk – esteve visitando o maior e mais antigo parque portugues de Ciência e Tecnologia: o Taguspark.

O Taguspark – Sociedade de Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia da Área de Lisboa, SA – é uma sociedade anônima que tem como objetivo principal a instalação, desenvolvimento, promoção e gestão de um Parque de Ciência e Tecnologia, bem como a prestação de serviços de apoio necessários à sua atividade, que fica localizada no município de Oeiras.

Conforme consta no planejamento estratégico de Oeiras, a criação do Taguspark possibilitou que o município se colocasse em posição de competir por investimentos de conhecimento intensivo e ligados à área de pesquisa e desenvolvimento, além de potencializar as empresas e instituições já existentes na localidade.

Próximas atividades da missão

Ainda durante a visita, Vilson Serro irá participar de um seminário no Taguspark. Na ocasião, o presidente irá apresentar a ADESM e o movimento de convergência incentivado pela Agência de Desenvolvimento e seus parceiros, através da coordenação do Movimento “A Santa Maria que Queremos”.

Além disso, Serro irá apresentar os potenciais polos de desenvolvimento de Santa Maria que são frutos dessa troca de ideias que a ADESM vem executando desde sua fundação, em 2011, buscando um desenvolvimento endógeno do município. São eles: Polo de Conhecimento; Polo de Saúde; Polo de Defesa; Polo de Turismo; Polo de Produção Primária; Polo de Meio Ambiente e Polo de Economia Criativa.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo