Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CongressoEstadoPolítica

BRASÍLIA. Governadores, inclusive Sartori, se unem a Renan e discutem, no Congresso, o Pacto Federativo

Sartori, como os outros governadores, quer reduzir pagamento da dívida. E disse isso na reunião convocada por Renan Calheiros, curiosamente não citado pelo Palácio Piratini
Sartori, como os outros governadores, quer reduzir pagamento da dívida. E disse isso na reunião convocada por Renan Calheiros, curiosamente não citado pelo Palácio Piratini

Foi dia de junção de governadores em Brasília, esta quarta-feira. Para alguns, uma provocação a Dilma Rousseff, do atual (não se sabe se futuro) desafeto Renan Calheiros, presidente do Senado e do Congresso. E que chamou os comandantes estaduais para discutir o “Pacto Federativo” – o que quer que isso signifique, para além do óbio.

Para outros, uma oportunidade de ratificar a necessidade da redução do percentual da dívida com a União e que sufoca as finanças dos Estados, obrigando-os a ir, sempre, a Brasília, com o pires na mão, em busca de caraminguás necessários ao cumprimento de metas impossíveis de alcançar sozinho.

Dado o contexto, é preciso realçar a presença do governador gaúcho, José Ivo Sartori, entre os participantes do conclave. E, do ponto de vista do Palácio Piratini, conferir o materia produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do Governo do Estado e que, curiosamente, não citou o nome do anfitrião. O texto é de Gabriela Alcântara, com foto de Luiz Chaves. A seguir:

Sartori reforça em Brasília necessidade de redução do percentual da dívida com a União

Em reunião de governadores, nesta quarta-feira (20), em Brasília, o chefe do Executivo gaúcho, José Ivo Sartori, reiterou a necessidade de redução do percentual da dívida dos estados com a União para que sobrem mais recursos a serem investidos nos serviços básicos à população e no desenvolvimento local.

“Estamos fazendo nossos ajustes, mas precisamos da ajuda da União. A mudança fundamental para a maioria dos estados brasileiros é a questão da dívida pública. O Rio Grande do Sul, hoje, compromete 13% da Receita Corrente Líquida com o pagamento da dívida. Se fossem 9%, seria diferente”, afirmou o governador. “É preciso ter muito cuidado com os projetos em tramitação no Congresso. A maioria deles vai retirar dos estados perto de R$ 100 bilhões.”

Sartori, que falou em nome dos governadores do RS, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul – estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), do qual é o presidente -, abriu o encontro saudando o debate sobre o pacto federativo brasileiro, tema da reunião. Atualmente, do total da arrecadação de impostos no Rio Grande do Sul, 57,4% vão para o governo federal, 24,3% ficam no RS e 18,3% são destinados aos municípios.

“Todos nós conhecemos as realidades internacional e nacional e sabemos das dificuldades que existem nos nossos municípios. Mas entendemos que a federação é uma unidade da qual os estados fazem parte. O estado é uma unidade federativa. E só se cuida do todo, cuidando das partes. Infelizmente, nós não temos hoje a federação que desejamos”, observou…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo