ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. O trololó eletrônico vai esquentar a disputa. E é, também, o item mais caro

Luneta

Só após a análise final, pela Justiça e pelo Ministério Público eleitorais, se saberá o número definitivo de concorrentes ao pleito de outubro em Santa Maria.

Hoje são 230 pretendentes ao Legislativo e cinco dobradinhas candidatas à Prefeitura. Por desistência, inclusive, nem todos (à Câmara, bem entendido) irão até o fim.

Outra questão pendente – e que será definida em uma semana – é o tempo efetivo de cada aliança (nos pleitos majoritário e proporcional) na propaganda eletrônica.

No entanto, inclusive porque não mudarão as composições, os candidatos a prefeito, pelo menos, já sabem o tempo aproximado de trololó que terão no rádio e na televisão.

Estima-se, com pequena variação, que Cezar Schirmer contará com 16 minutos (no mínimo) diários. Os minúsculos Tiago Aires e Jeferson Cavalheiro terão coisa parecida com dois minutos cada.

Já Helen Cabral e Jorge Pozzobom, com (provavelmente) pequena vantagem do tucano, vão dividir os outros 10 minutos disponíveis.

Até por força dessa circunstância, é óbvio também que as equipes de comunicação de cada candidatura também terão tamanho proporcional. E custo idem.

E não é por acaso que o investimento no trololó eletrônico consome a maior parte dos recursos a ser captados pelos candidatos. E mais ainda nos que têm tempo maior.

Afinal, por mais criativos que sejam marqueteiros e profissionais, sem troco, muito difícil será produzir programas que “chamem” votos.

Petistas Helen Cabral e Valdir Oliveira abrem a temporada de lançamentos festivos de candidaturas a prefeito. Será na noite deste sábado, no Clube Comercial.

Além dos candidatos, anuncia-se a presença da tríade petista: os deputados Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta e o secretário Fabiano Pereira.

Já os tucanos Jorge Pozzobom e Alexandre Lima, nesta semana, na série de visitas que estão fazendo (e divulgando), uma especial: foram ao arcebispo Dom Helio Rupert.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo