AssembleiaCampanhaCongressoEleições 2014EstadoJudiciárioPolíticaSaúde

LUNETA ELETRÔNICA. Encrenca para Fabiano, as eleições na Câmara e no Senado, Valdeci e Pozzobom

* O Tribunal Regional Eleitoral está notificando partidos e candidatos que concorreram em 2014 e que ainda não tngregaram suas prestações de conta da campanha.

* A lei estabelece que quem não apresentar as contas não terá quitação eleitoral e, assim, não poderá participar de futura eleição. Exatamente por conta disso, por exemplo, no último pleito municipal, candidato competitivo do PP ficou fora da disputa.

* Uma situação complicada, a propósito, é a que enfrenta neste momento o candidato não eleito Fabiano Pereira, um dos graúdos do PT santa-mariense.

* Sua prestação de contas (apresentada no prazo) foi reprovada pelo TRE, em julgamento realizado em dezembro. A razão: o Tribunal recusou o plano de pagamento de dívida de campanha, assumida pelo candidato.

* Para ser preciso, Fabiano deve exatos R$ 230.350,69 e prometeu pagar, pois o valor não foi assumido pelo partido, que decidiu não fazer isso com nenhum candidato.

* Vamos combinar que é um troco e tanto, e que significa exatos 27,9% do total das despesas registradas pelo petista: R$ 834.853,61. Esses dados são públicos e estão disponíveis no sitio do TRE.

luneta fabiano* Aliás, eles constam no Acórdão (imagem ao lado) publicado com a decisão do recurso impetrado por Fabiano e julgado improcedente, por unanimidade, no dia 20 deste mês.

* O que o TRE julgou foi um procedimento chamado “Embargos de Declaração”. Na decisão (a íntegra está AQUI), todos os sete integrantes do Tribunal recusaram as razões de Fabiano. Que, agora, terá que recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

* Fim de semana cheio na política estadual e nacional, com a posse das novas Legislaturas nas Assembleias (confira nota publicada há pouquinho, mais abaixo) e no Congresso.

* Aliás, tanto quanto as posses propriamente ditas, o que garante o zunzunzum são as disputadas eleições para as Mesas Diretoras, tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado.

* Na Câmara dos Deputados, a posse será às 10 da manhã de domingo e a eleição está marcada para o final da tarde. E há quatro candidatos postulando a presidência.

* Os chamados principais são o peemedebista Eduardo Cunha (RJ) e o petista Arlindo Chinaglia (SP). Correm por fora o mineiro Tarcisio Delgado (PSB) e o carioca Chico Alencar (PSOL).

* Se nenhum dos quatro obtiver 50% dos votos mais um (o que é considerado certo), os dois mais votados decidem a parada em segundo turno.

* Já no Senado, a posse está marcada para o início da tarde da domingueira e a eleição para a Mesa logo em seguida. Aqui, há um candidato favorito, o peemedebista Renan Calheiros (AL), e um azarão (que, porém, pode surpreender), o também peemedebista Luiz Henrique (SC).

Valdeci: redução ou fim do atendimento aeromédico é um retrocesso (foto Divulgação)
Valdeci: redução ou fim do atendimento aeromédico é um retrocesso (foto Divulgação)

* A anunciada intenção de paralisar o serviço de atendimento aeromédico estadual, implantado no governo passado, provoca reações.

* A manifestação, divulgada pela mídia da capital, do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, de que o serviço é “totalmente dispensável”, definitivamente não pegou bem. Um dos que reagiu foi o líder do governo de Tarso na Assembleia, Valdeci Oliveira.

* O deputado petista, em nota, diz que “a  qualidade do serviço aeromédico gaúcho contribuiu para que muitas vidas fossem poupadas no incêndio da Kiss”, por exemplo.

* Desconsiderar isso, diz Valdeci, “é um erro gravíssimo por parte do governo Sartori. Vamos lutar intensamente contra qualquer tentativa de precarização desse serviço. Vidas não têm preço”, afirmou.

* Caso for confirmada a intenção em função da política de cortes financeiros, o deputado pretende acionar a Comissão de Saúde da Assembleia e o Conselho Estadual de Saúde.

* “Tenho certeza que os deputados vão se mobilizar juntos para evitar um retrocesso justamente nas áreas mais sensíveis da saúde, que são a urgência e a emergência”, explicou.

Pedron e Pozzobon: situação difícil do Hospital de Caridade de Restinga (foto Divulgação)
Pedron e Pozzobon: situação difícil do Hospital de Caridade de Restinga (foto Divulgação)

* O líder da bancada do PSDB na AL, Jorge Pozzobom, recebeu nesta quinta documento com a situação financeira do Hospital de Caridade São Francisco, de Restinga Seca.

* O material, elaborado por um grupo de trabalho conforme sugestão do parlamentar em audiência pública na terça-feira, foi entregue pelo secretário de saúde daquela comuna, Luciano Pedron.

* O parlamentar tucano se comprometeu a entregar em mãos para Chefe da Casa Civil, Marcio Biolchi, a fim de garantir que os repasses à instituição sejam mantidos.

* “Estou cumprindo a missão que me foi delegada pelo povo de Restinga Seca. Cada um dos votos que recebi no município transformarei um muito trabalho”, afirmou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. quais deputados renunciaram o aumento .por enquanto foi o deputado Pedro ruas do Psol,os nossos do PT e psdb ficaram bem felizes.e a emprensa se cala.

  2. Mais um exemplo da incomPeTencia. Gastaram 26 milhões em dois helicópteros. 156 mil de manutenção por mês. Fizeram 24 atendimentos ano passado. A base dos helicóteros fica em Imbé no verão e em POA no resto do ano. Para conseguir atendimento é necessário telefonar para a central do SAMU. O RS tem contrato com uma empresa privada que disponibiliza 03 aviões e um helicótero 24 horas por dia. Fizeram mais de 100 atendimentos ano passado.
    Governo passado assumiu os pedágios e o papel feito pelas ambulâncias privadas passou para o SAMU. Rapou o cofre do estado e deve faltar grana para tocar o SAMU terrestre como para outras coisas.
    Valdeci, o onipresente, esqueceu de dizer que o atendimento aeromédico no incêndio da Kiss foi proporcionado pelos helicópteros da BASM.
    O RS não vai virar a Alemanha por decreto.
    Alguns militantes petistas deram para policiar as críticas afirmando que não contribui para a solução dos problemas, mudou governo, blá, blá, blá. Têm o direito e serão devidamente ignorados.
    Nem só de meias notícias e meias verdades vive o homem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo