JudiciárioPolítica

NÃO CUSTA LEMBRAR. O STF e a chance perdida

Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 15 de dezembro de 2013, domingo:

ELEIÇÕES. STF a caminho de tomar decisão histórica: acabar com financiamento de empresas às campanhas

Mais uma vez o parlamento pode ver ser feito pelo Judiciário o que ele próprio deveria providenciar. Leniente quando o assunto é reforma política, um importante item está a caminho de ser decidido via Supremo Tribunal Federal. No caso, o financiamento totalmente privado às campanhas eleitorais. Não, não se trata ainda do financiamento público, mas a proibição de que empresas (quaisquer que sejam) doem recursos para partidos e candidatos.

Diga-se, tudo começou com a Ordem dos Advogados do Brasil, que parece estar retomando o protagonismo, depois de longa letargia, na defesa da cidadania. E instituição entrou com ação de inconstitucionalidade contra a lei que trata do financiamento das campanhas. É verdade que ainda não está decidido, mas aos poucos se forma uma maioria consistente no Supremo.

Até a última quinta-feira, quatro votos foram dados. E todos em favor do pleito da OAB, levando à proibição de financiamento de campanha por empresas. Somente pessoas físicas podem fazê-lo. Joaquim BarbosaLuiz FuxDias Toffoli e Luis Roberto Barroso se manifestaram pró-OAB. O pedido de vista de Teori Zavascki interrompeu a votação. Mas, enfim, faltam apenas dois dos sete votos pendentes para que se dê uma decisão que o Congresso nunca tomou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, surgiram os votos necessários para compor uma maioria contra o financiamento eleitoral por empresas. No entanto, um ministro, Gilmar Mendes, pediu vista, sentou sobre o processo e o resultado final e oficial ainda não aconteceu. Quer dizer… Bem, deixa pra lá.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo