EstadoPolíticaSegurança

SEGURANÇA. Novo secretário estava há 30 anos fora do Rio Grande, mas tem grande experiência no setor

Jacini era secretário de Segurança do Mato Grosso do Sul e estava fora do RS há 30 anos
Jacini era secretário de Segurança do Mato Grosso do Sul e estava fora do RS há 30 anos

Ele é, com certeza, a grande novidade no secretariado do futuro governador José Ivo Sartori. É gaúcho, mas vem do Mato Grosso do Sul, onde foi secretário de Segurança por vários anos. Está há três décadas longe do Estado, mas vai conduzir setor vital para os cidadãos.

Agora, quem é ele, que ainda busca auxiliares importantes, inclusive para a Chefia de Polícia e outras áreas de sua pasta? Uma boa amostra pode ser encontrada no material publicado neste final de semana, pelo jornal A Razão, tanto em sua versão impressa quanto na online. A reportagem é de Thamy Spencer (da Associação dos Diários do Interior), com foto de Divulgação. Acompanhe:

Os planos do futuro Secretário de Segurança

Com um pé no Mato Grosso do Sul e outro entre os gaúchos, o futuro secretário de Segurança Pública do Estado, delegado da Polícia Federal Wantuir Brasil Jacini, quer colocar a polícia nas ruas, mas não sem antes saber exatamente onde empregar efetivos. Ele busca primeiro conhecer os números da criminalidade no Estado, saber se o Rio Grande do Sul conta com uma estrutura de bancos de dados que registre todas as ocorrências e, então, partir para a prática.
Jacini já tem assessores trabalhando no Rio Grande do Sul e deve chegar ao Estado nesta terça-feira, quando iniciará a transição. “Vou me apresentar ao governador eleito”, disse. Por telefone, ele falou à reportagem basicamente sobre como pretende organizar o trabalho a partir do dia 1º de janeiro – do Mato Grosso ele exonerado no dia 31. Até a posse, deve se instalar em uma sala na atual secretaria, cedida pelo atual titular Airton Michels.

Gaúcho de São Gabriel e já tendo trabalhado também em Bagé, na região da Campanha, nos anos 80, ele terá pela frente um desafio que não é pequeno. Pelo menos é o que mostram os números. Os indicadores criminais da Secretaria da Segurança apontam que de janeiro a setembro deste ano, por exemplo, houve 1.697 homicídios (em todo o ano passado foram registrados 1.912 casos) no RS. E no mesmo período este ano, 10.144 roubos de veículos, só para se mencionar alguns dos tipos de crimes mais violentos cometidos. Conforme a assessoria da secretaria, dados de ocorrências a partir de outubro só serão conhecidos no fechamento do último trimestre.

Saber os tipos de crimes que mais afligem os gaúchos, após uma análise criminal, é o que o futuro secretário Jacini pretende. Mas ele não fala ainda na possibilidade de aumento do efetivo que deseja colocar nas ruas. “Isso dependerá da capacidade orçamentária do Estado. Teremos que ver depois da posse”, indica…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo