Arquivo

Memória. Política perde uma legenda: João PTB

Morreu nesta segunda-feira, em Porto Alegre, João Batista Lopes da Silva, o João PTB, Presidente de Honra do PMDB de Santa Maria. Internado há quase três semanas no Instituto do Coração, em Porto Alegre, não sobreviveu a uma gastrite hemorrágica, uma das intercorrências de uma cirurgia sofrida no início do mês, para desobstrução de uma válvula do coração.

João PTB, cujo corpo está sendo velado nas capelas do Hospital de Caridade, deverá ser sepultado no cemitério ecumênico municipal, em horário ainda a ser definido.

Lopes da Silva faz parte da história política de Santa Maria desde a segunda metade do século passado. Era conhecido como João PTB por ter sido filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro desde o nascimento da sigla, em 1946. Entre seus grandes amigos estava o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, cuja ficha de retorno ao PMDB foi um dos abonadores.

Para saber mais detalhes desse que foi um dos resistentes à ditadura militar em Santa Maria, leia reportagem que o Diário de Santa Maria publica nesta terça-feira:

”PMDB perde seu presidente de honra

Santa Maria perdeu ontem uma parte de sua história política. Aos 81 anos, morreu João Batista Lopes da Silva, o João PTB. Ele estava internado no Instituto do Coração em Porto Alegre desde 6 de julho.

No dia 7, João PTB sofreu uma cirurgia para desobstrução de uma válvula do coração. De lá para cá, seu estado de saúde se agravou devido a uma gastrite hemorrágica. O velório está ocorrendo desde às 5h15min de hoje, no Hospital de Caridade. O enterro será no Cemitério Municipal. O horário ainda não foi definido.

Presidente de honra do PMDB da cidade, João PTB começou a escrever sua história na política em 1946, quando se filiou ao PTB. Mais tarde optou por abraçar a bandeira do PMDB, a qual continuava fiel até agora. Em seu período de militância, o peemedebista viveu momentos de alegria, mas também de tristeza: na época da ditadura, ele viu o pai ser preso.

– Ele (João) chamou eles (os militares) de covardes por estarem levando um velho para a cadeia e acabou sendo preso junto – relembra a mulher Iracema Pedrolo da Silva, 77 anos.

Uma das últimas contribuições dele ao PMDB foi no ano passado, na convenção da sigla. Como o partido estava dividido, João…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo