Arquivo

Você tem e-mail da empresa? Ele só pode ser usado para o trabalho, decide Justiça do Trabalho

Mais do que indica o título desta nota, o que a Justiça decidiu, ao analisar caso concreto, é que as organizações podem verificar a correspondência dos seus funcionários, sem que com isso seja configurada a violação de privacidade. Portanto, gente, se você usa o e-mail ou o MSN para conversas particulares, toma cuidado para não extrapolar. Os detalhes da decisão tomada pelo Tribunal Superior do Trabalho estão em reportagem publicada pelo sítio especializado Espaço Vital. Acompanhe:

 

“TST define que empresas podem verificar e-mail corporativo de funcionário

 

O acesso da empresa ao correio eletrônico institucional do empregado não caracteriza violação de privacidade. Se o trabalhador quiser sigilo garantido, deve criar o próprio e-mail. O entendimento foi adotado pela 7ª Turma do TST o, que negou o pedido de reparação por dano moral feito por Otto Rheinschmitt, ex-empregado da Esso Brasileira de Petróleo Ltda. que teve o e-mail investigado pela chefia.

O ex-analista de suporte ao cliente prestara serviços por quase 16 anos à Esso quando foi demitido, em março de 2002. Ele alegou, na Justiça Trabalhista, que
“a empresa só poderia verificar o conteúdo dos seus e-mails se tivesse uma autorização judicial”.

A seu turno, a Esso afirmou que investigou o e-mail porque suspeitava que o empregado enviava mensagens pornográficas e de piadas – o que não era compatível com o uso do correio eletrônico fornecido como instrumento de trabalho…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e publicadas pelo sítio especializado Espaço Vital.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo