Arquivo

Não custa lembrar. E aí, como anda a consolidação das leis municipais de Santa Maria?

Confira a seguir nota publicada na madrugada de 2 de abril, uma segunda-feira:

“Leis e mais leis. Há milhares delas, mas você as conhece? E quantas ainda estão valendo?

Volta e meia lembro de alguns dos princípios gerais de Direito, que aprendi quando estudava Ciências Jurídicas, no fim dos anos 70, na UFSM. Um deles me vem à cabeça agora. Dizia o professor Zilles, na disciplina “Introdução ao Curso de Direito”: “a ninguém é dado o direito de desconhecer a lei”.

 

O que, trocando em miúdos, significa que ninguém pode cometer um crime previsto em lei, e se defender dizendo desconhecê-la. Pois é. Mas como, e essa pergunta eu fazia então e não me canso de repetir, conhecer mais de 180 mil leis que ainda estão em vigor no país? Alguém pode me responder?

 

Por essas e outras, acho fundamental o processo em curso no Congresso Nacional e nas Câmaras de Vereadores. Pretende-se, simplesmente, consolidar as leis e revogar as que, embora vigorando, não fazem mais efeito. Seja porque o Brasil é outro, ou porque elas simplesmente tratam de temas hoje inexistentes. O que gera, há quem pense, com razão, um regime de insegurança jurídica. Ou, para relembrar Ziles, como conhecer as leis?

 

Por isso, também, saúdo a intenção da Câmara de Vereadores de Santa Maria, que decidiu tratar do assunto. Com atraso, aliás. Sei de um trabalho, coordenado por…”

Para conferir a íntegra da nota, clique aqui.

 

 

PASSADO EXATAMENTE UM ANO, reconheço minha ignorância e, sobretudo, meu esquecimento. Mas, afinal, foi mesmo formada a comissão que seria proposta no dia seguinte? Quem dela faz parte? E o que produziu desde então? Hein? Não tenho notícia de nada – o que não quer dizer que nada tenha sido feito. Mas, foi mesmo?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo