Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EducaçãoTecnologiaUFSM

INOVAÇÃO. Designer formado pela UFSM cria um bebedouro público que já coleciona várias premiações

“Um sistema único, uma altura única e que não deixa a mostra que é uma adaptação”
“Um sistema único, uma altura única e que não deixa a mostra que é uma adaptação”

Da academia para o mundo real. Ok, talvez seja forçar um pouco a barra e utilizar uma expressão surgida do que alguns chamariam de “lugar comum”. Ainda assim, não é menos verdadeira, cá entre nós. Afinal, trata-se do trabalho de conclusão de curso de um acadêmico de Desenho Industrial da UFSM e que pode muito bem ser utilizado no nosso cotidiano. E com sucesso.

Mais que isso. Não é um bebedouro só para mim, você, nós, mas para todos – atendendo até aqueles que possuem necessidades especiais. Quer saber mais como tudo isso surgiu e o que está provocando? Confira o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, com a assinatura de Germano Molardi. A seguir:

Bruno Pergher, autor de um projeto prático e que traz benefícios para todos. Todos, meeesmo
Bruno Pergher, autor de projeto prático e que traz benefícios para todos. Todos, meeesmo

Da sala de aula para as ruas

A criação de um projeto de bebedouro público vem rendendo premiações a um estudante de Desenho Industrial da UFSM. Bruno Pergher conquistou, entre outras láureas, o 1º lugar no Prêmio Jovens Ideias da PUC-PR, realizado no início de novembro, e dois troféus do 5º Prêmio Bornancini de Design – 1º lugar na categoria de Mobiliário Urbano – Estudante e o Prêmio Tramontina de Design. A cerimônia de premiação aconteceu na UFRGS, no dia 14 de novembro.

Todas estas premiações se devem à criação de um bebedouro público, seu trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora Fabiane Viera Romano. “A motivação para fazer o bebedouro surgiu do fato de que a cidade não tem um bebedouro público, assim como não tem paradas de ônibus confortáveis, ou mais lixeiras. Enfim, tem um mobiliário urbano precário, assim como muitas outras cidades”, relata Bruno.

O bebedouro, com um formato de torneira, foi projetado para ter uma função mais clara e específica, para atingir o público de forma ampla. Nesse sentido, o projeto conseguiu dar conta de todas as demandas e possibilita que desde copos pequenos até grandes garrafas possam ser enchidas da água. Além disso, no braço da torneira, é possível que a pessoa tome água direta do bebedouro.

No processo de pesquisa, ao pensar no quesito acessibilidade, Bruno, juntamente com Fabiane, descobriu que era possível a construção de um bebedouro numa altura ideal tanto para cadeirantes quanto para pessoas comuns, segundo as normas da ABNT…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Claudemir.
    Agradecemos muito pela apreciação e divulgação do projeto.
    Esperamos levar essa e outras soluções para o ambiente urbano de Santa Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo