Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EducaçãoUFSM

UFSM. Agora, reitor Burmann fora do próprio prédio da Reitoria, no Campus. Estudantes impedem a entrada

Burmann conversa com lideranças e funcionários. Ele, “em português”, foi expulso do prédio
Burmann conversa com lideranças e funcionários. Ele, “em português”, foi expulso do prédio

Ouvi agora há pouco, na rádio Imembuí. Uma liderança da Casa do Estudante do Campus diz que, além da revogação (ou mudança, o que dá no mesmo) da Resolução que faz com que a UFSM seja responsável pela definição de quem entra ou sai das CEUs, os estudantes querem uma moradia específica para os indígenas.

Isso tudo depois de, na madrugada, os alunos que invadiram e ocupavam o Gabinete do Reitor, decidirem tomar conta do prédio inteiro. Até agora, não há qualquer manifestação oficial da UFSM a respeito do fato de Paulo Burmann, por exemplo, a maior autoridade da instituição, sequer poder entrar na sede da Administração Central.

Enquanto isso, reproduzo a seguir dois textos.

Um da da Revista O Viés, no Feicebuqui; outra da comunidade Trançarua, também no Feicebuqui. A foto é de Mateus de Albuquerque, do Trançarua. Ambas foram publicadas na rede social há aproximadamente uma hora. Confira:

O VIÉS

“REITORIA FECHADA!
Os estudantes que ocupam a reitoria fecharam as portas do prédio hoje, por volta das 5h da manhã. A decisão foi tomada em Assembleia da ocupação ocorrida na noite de ontem. A ocupação, que iniciou pelo Gabinete do Reitor na terça de tarde, reivindica a manutenção da autonomia das Casas do Estudante na gestão das moradias estudantis, ameaçada pela resolução 024/2014, aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) no dia 26 de setembro. Uma nova reunião do Consu deve ocorrer amanhã. Até lá é muito provável que a Reitoria continue de portas fechadas.”

TRANÇARUA

“O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, falou aos funcionários que se reuniam na frente da reitoria tentando entrar no prédio. Em breve discurso, o professor voltou a afirmar que considera legitimas as reivindicações dos estudantes, porém acha que está faltando diálogo da parte estes. Além disso, afirmou que o fechamento da reitoria “atrapalha as atividades da instituição”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Quando estudei na UFSM, sempre paguei passagem, alimentação e aluguel , porque as moradias no campus e no centro era para os selecionados.
    No campus as vagas eram destinadas para muitos que não precisam da gratuidade.E no centro era restrita para os que tinham conexões partidárias. Será essa " autonomia" que estão defendendo?

  2. O modus operandi do DCE é engraçado. Tudo deve ser do jeito que ele quer, "poder ao povo". Se não for assim, então vamos ocupar a Reitoria.

  3. Simples: não precisa nem pedir reintegração de posse, basta suspender o calendário acadêmico até que desocupem a reitoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo