CampanhaEleições 2010Estado

TARSO. Montagem do governo já começou. Mesmo que eleger Dilma seja a prioridade

O governador Tarso Genro (PT) esteve em Brasília nesta terça-feira. Não apenas ele, mas também o senador reeleito Paulo Paim, e vários outros grandões do petismo gaúcho. Todos foram se reunir com Dilma Rousseff e o comando da campanha. O objetivo declarado: garantir a vitória da candidata governista à Presidência da República.

Dito isto, que é verdade – afinal, Tarso quer uma parceira no Palácio do Planalto – é correto afirmar que o futuro governador, paralelamente, já está tratando da montagem do governo. O que inclui a atração, por exemplo, de PDT e PTB. Sobre isso, e outras questões, o petista falou em entrevista concedida ainda na segunda-feira. Os detalhes estão em reportagem publicada no jornal eletrônico Sul21. O texto é assinado por Rachel Duarte. Confira:

Tarso monta governo a partir de novembro. Prioridade atual é eleger Dilma

Um governo plural e de diálogo. Essa foi a primeira afirmação do governador eleito no Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), sobre como será o seu mandato nos próximos quatro anos. Já nesta segunda-feira, 4, Tarso reuniu-se com a coordenação geral da campanha para tratar das prioridades da coligação Unidade Popular pelo Rio Grande. A primeira tarefa será organizar uma comissão, responsável por levantar os problemas que possam encontrar ao assumir o Palácio Piratini. A definição do secretariado e o início da transição ficaram para novembro. Neste momento, a prioridade da Coligação é ajudar na eleição de Dilma Rousseff, no segundo turno.

Focar as ações no segundo turno é importante, também, para o o governador eleitor. Tarso vai trabalhar para evitar que o Rio Grande do Sul siga a tradição de ter um governo estadual contrário ao nacional, o que voltaria a acontecer com uma eventual derrota de Dilma nas urnas. O ex-ministro, assim como o senador petista Paulo Paim e alguns líderes do PT gaúcho foram convocados ainda no domingo (3) para uma reunião com a campanha da Dilma em Brasília. Tarso viajou na tarde desta segunda-feira, 4, para cumprir o compromisso.

O governador eleito do RS se colocou à disposição do PT nacional, mas alertou: não deixará de trabalhar na transição. “Nós vamos conciliar as duas atividades. Pois agora, precisamos ouvir os partidos da Frente sobre como pode ser o processo de composição do governo”, falou. Sobre os critérios que serão adotados afirmou: “vamos montar o governo com pessoas adequadas aos cargos e os partidos terão que oferecer os melhores…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Concordo com voces, José Delcatti e Roberto Sosa. Realmente estas eleições devem servir de reflexão a muitas pessoas que não mediram esforços para denegrir imagens como a do Pimenta e Valdeci. O que eles esqueceram foi que ambos tem um trabalho muito grande feito por Santa Maria e isto foi realizado ao longo de muitos anos.À eles (deputados eleitos) resta apenas colher os frutos do que semearam, e olha que o sabor está sendo muito doce, foi merecido.O que me deixa preocupada é que ainda tem pessoas, não sei por qual motivo, que ainda insistem em semear boatos e mentiras na tentativa de manchar o nome de quem se elegeu com maioria de votos (aliás, votação inédita na cidade. Talvez esteja sendo muito difícil digerir tamanha vitória.

  2. Cada passo deve ser dado de uma vez. E a vaidade é a principal inimiga do sucesso. A política é feita de diálogo e paaticipação. A construção de um partido é feita através de ideologias. Mesmo com dificuldades e divergências temos que nos articular e fazer das diferenças a referência para o nosso crescimento. Pena que muitos colocam em primeiro plano o “EU”, sem medir consequencias e cabam errando o tiro que jamais poderiam errar o alvo. Numa cidade, num estado e num país onde a heterogeneidade pravalece, o “EU” e suas vaidades são devorados pela democracia. Dizer que Valdeci e Pimenta estavam decadentes, refleta a insegurança de outros que acabaram sendo mutilados pela ilusão do “Eu sou Melhor”. Isso não existe e ainda deixa explícito a imaturidade de alguns seres humanos, tanto na política quanto na vida. No Partido dos Trabalhadores, diferente de outros, a legenda é muito forte e poderosa. A maioria dosneleitos fez mais de cem mil votos, revelando a força e o equilíbrio do PT. Por isso, mais do que nunca, é preciso calçar a sandalha da humildade e refletir sobre erros e acertos. Jamais podemos esquecer das trajetórias das pessoas públicas e achar que somente nós somos capaz de fazer o bem, pois assim estaremos fazendo mal para nós mesmos.

  3. A eleição de 2010 trouxe muitas lições, uma delas foi especialmente para alguns aqui de Santa Maria,não faz muito tempo que lia-se aqui nesse site mensagens que falavam no “fim da era Valdeci” e na construção de uma nova liderança jovem que viria para arrasar nesse pleito ,falava-se também que Paulo Pimenta teria uma surpresa e que talvez nem se elegesse, junto com isso anunciava-se de forma precipitada quem seria o próximo candidato à prefeito do PT, coisa que levou muita gente à fazer campanha para alguns com a velha promessa de cargos futuros, o que estou escrevendo não é nenuhuma provocação e sim um convite à reflexão,afinal as fatos que agora relembro estão registradas nos arquivos desse site, basta procura-los.
    É bom lembrar que esses mesmos falastrões foram extremamente duros com Tarso Genro na última convenção em que ele disputou e pouco fizeram na disputa anteroir em que ele participou para o governo do estado.

    Suas alianças mostraran-se incorretas na sua maioria nessa eleição, pois, sua dobrada preferencial para deputado estadual trazida de fora da cidade fez 2000 votos em Santa Maria em contrpartida o candidato à deputado federal santamarianse fez a quantidade de 1900 votos em Tupaciretã terra em que está a base política de seu candidato preferencial á deputado estadual e pricipal aliado.
    Ora! meus amigos, é preciso repensar, depurar o fígado e principalmente selecionar muito bem seus interlocutores, o momento exige uma reflexão profunda ,pois, apesar das tristesas que tive protagonizada por tudo isso ,entendo que não pode atirar ao léo uma importante liderança que o partido levou anos para construir só por conta dos caprichos pessoais de alguns que se julgam gurus e muitas vezes nem filados são.
    Sou dos que acham que o momento exige generosdade,reflexão, muito diálogo e uma repactuação madura e duradoura, nossas aspirações pessoais não devem vir na frente do interesse coletivo,o perdão é uma virtude divina e todos tem o direito à ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo