Arquivo

Não custa lembrar. Um dia inusitado, em que um comunista foi Presidente da República

Confira a seguir trecho de nota que publiquei bem no início da madrugada de 11 de novembro de 2006, um sábado:

“24 horas. E não é que um comunista chega à Presidência da República? Ele é Aldo Rebelo         

Em 1935, nesta data, estourou a chamada Intentona Comunista. Os discípulos de Karl Marx pretendiam tomar o poder no Brasil. Conseguiram apenas ir para a cadeia. Isso está fazendo 71 anos. Antes ainda, em 1922, surgia o Partido Comunista do Brasil, na esteira das idéias vitoriosas na então União Soviética. Mais adiante, tiveram – já sob o nome PCB (Partido Comunista Brasileiro) – curta existência legal. Voltaram para a clandestinidade e se dividiram no final dos anos 50. Uma parte retomou o nome antigo, PC do B. Outra manteve o PCB.

Aliás, os dois lados reivindicam o nascimento na mesma data. O que, cá entre nós, tem importância relativa. A verdade é que os dois PCs tradicionais existem até hoje. Afinal, os do PCB autêntico não deglutiram nova mudança de sigla, para PPS (Partido Popular Socialista), que neste ano, incrível, apoiou o “direitista” Geraldo Alckmin, do PSDB. O que não ajudou em nada a sigla, que acaba de ser sufocada pela não ultrapassada cláusula de barreira.

Mas, perguntará o leitor, por que toda esse trololó claudemiriano, quem sabe até com falhas no relato histórico? Simples. Pode até ter algum erro, nos parágrafos anteriores, no entanto, com certeza, o que você lerá a seguir não tem equívoco algum: assume por 24 horas, pela vez em toda a história da República, um presidente comunista. No caso, o alagoano Aldo Rebelo, eleito pelo PC do B paulista, e que preside a Câmara dos Deputados. Rebelo assume o.
..”

 

Para ler a íntegra, clique aqui.

 

PASSADOS EXATAMENTE DOIS ANOS, Aldo Rebelo (na foto de Roosewelt Pinheiro, da Agência Brasil) ainda é o principal nome do PC do B, mas dificilmente o fato histórico vai se repetir. Pelo menos não nos próximos dois anos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo