DestaqueSanta Maria

SAÚDE. Tubias Calil reclama de atendimento no Centro de Atendimento Covid. Prefeitura responde!

Vereador esteve no local, na segunda. O Executivo divulgou um comunicado

Tubias fez vídeo em frente ao Centro de Referência da Covid-19 (Foto Reprodução)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Tubias Calil (MDB) divulgou em suas redes sociais vídeo de uma fiscalização que realizou no Centro de Referência Municipal da Covid-19. Ele fez diversas reclamações, que foram respondidas em nota pela Prefeitura de Santa Maria.

O emedebista esteve no local na segunda-feira (29), após receber reclamações de usuários local.

“O porquê marcar um único horário para fazer TODAS as testagens? Misturar aqueles que talvez nem estejam positivados com possíveis infectados?”, questionou Tubias.

O Executivo Municipal encaminhou à imprensa uma nota de esclarecimento no qual afirma que todas as pessoas que se dirigem ao local são atendidas, mediante agendamento ou não.

“Das 17h30min às 18h30min, são atendidos usuários encaminhados da UPA para fazerem o teste. Por isso, no horário em que o político esteve no local, os usuários que ali se encontravam não estavam agendados, mas foram acolhidos”, diz a Prefeitura.

Na sessão ordinária desta terça-feira (30), Tubias disse que a nota da Prefeitura é horrível, mentirosa, caluniosa e desrespeitosa.

Confira o informe da Prefeitura na íntegra:

Nota de esclarecimento

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, explica novamente ao vereador Tubias Calil o funcionamento do Centro de Referência Municipal da Covid-19. Todas as pessoas que se dirigem ao Centro são atendidas, mediante agendamento ou não. Das 17h30min às 18h30min, são atendidos usuários encaminhados da UPA para fazerem o teste. Por isso, no horário em que o político esteve no local, os usuários que ali se encontravam não estavam agendados, mas foram acolhidos.

Os resultados dos testes PCRs feitos no local levam até 72 horas para ficarem prontos. Na última semana, o que aconteceu foi uma atualização no sistema do Ministério da Saúde, que causou demora no resultado dos testes de todo o país. Porém, não ultrapassou mais do que quatro dias.

Também, no Centro de Referência, são feitos testes PCR, que identificam se o vírus está ativo ou não, e não os testes rápidos e, por isso, não se faz necessária uma “testagem em massa” da população.

Todas essas explicações foram dadas ao vereador pela secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, na tarde desta segunda-feira (29), quando o político esteve no Centro de Referência. Agora, a Prefeitura repassa também para a população as informações corretas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo