CampanhaEleições 2014InternetJornalismoJudiciárioMídiaPolítica

ELEIÇÕES. Justiça rejeita pedido de Ana Amélia. Ela queria exclusão de notícias de dois blogues de internet

Informações, além de tudo, eram verdadeiras, entendeu a Justiça gaúcha: Ana Amélia perdeu
Informações, além de tudo, eram verdadeiras, entendeu a Justiça:  Ana Amélia perdeu

O editor nem entra no mérito. Inclusive porque isso ainda será julgado. Mas é promissor saber que a Justiça reconhece inexistir motivo para a exclusão de notícias em blogues de interent. Ainda mais que, segundo o entendimento dos desembargadores do Tribunal de Justiça do RS, as informações que a candidata do PP ao Governo do Estado, Ana Amélia Lemos, queria excluir eram, simplesmente, verdadeiras.

Quais: a omissão de informações à Justiça Eleitoral. A candidata, segundo as notícias que ela queria banir, teria deixado de declarar um terreno, uma fazenda e gado que recebeu na partilha do espólio do marido, falecido em 2011, o ex-senador biônico Octávio Cardoso.

Abaixo você tem o material originalmente publicado no Coletiva.Net (especializado em mídia no Sul do País), que trata da decisão judicial. E lá no final, há linques para o início da história. Acompanhe um trecho, a seguir:

Justiça rejeita pedido de Ana Amélia para excluir conteúdo de blogs

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou as ações movidas pela candidata ao governo do Estado Ana Amélia Lemos (PP) e pela coligação Esperança que Une o Rio Grande, que buscavam remover da internet conteúdos publicados pelos blogs Sociedade Política e Cloaca News. Com base em documentos fornecidos por cartório, as páginas noticiaram na última sexta-feira, 19, que a candidata é proprietária de uma fazenda na cidade goiana de Formosa, a qual não constava em sua declaração de bens à Justiça eleitoral.

Na ação cautelar contra o blog Sociedade Política, a defesa de Ana Amélia argumentou que as informações publicadas ali eram “sabidamente inverídicas” e ofensivas à honra da candidata, pois “a propriedade está arrolada na declaração de renda do espólio de seu falecido marido”. Na decisão, o tribunal considerou que o fato não poderia ser definido como “sabidamente inverídico” e que a discussão envolveria a obrigatoriedade ou não da declaração.

Já a cautelar que pedia a remoção das referências ao fato publicadas pelo blog Cloaca News foi ajuizada contra o Google Brasil, com base no mesmo argumento de que a página “estaria divulgando fato sabidamente inverídico ao afirmar que a propriedade de uma fazenda teria sido omitida na declaração de bens de Ana Amélia ao TSE”. A defesa ainda justificou que “a declaração do aludido imóvel era desnecessária, pois foi integralmente arrolado no imposto de renda do espólio de seu marido…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA SABER A ORIGEM DE TUDO, CLIQUE AQUI.

PARA LER SOBRE A DECISÃO, E CONFERIR AS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Está aí uma boa oportunidade para testar o senso de ética do povo gaúcho. Para alguns, a corrupção no Brasil teve início quando o PT assumiu o governo. E tudo o que acontece atualmente de errado, mesmo que os protagonistas sejam do PP, do PMDB, do PSDB, do PDT, é tudo culpa do PT.
    E muitos dizem que não irão votar no PT justamente por conta da corrupção.
    Então tá. Ana Amélia, segundo ela mesma, ganhava um "salariozinho" de R$ 8 mil para ler jornais em casa, paga com o nosso dinheiro lá em Brasília. Contratada pelo marido, senador biônico, enquanto ela era chefe da RBS na capital federal.
    Se ela utilizar o mesmo raciocínio do “salariozinho”, irá dizer que esta fazenda que ela omitiu da justiça trata-se de um “terreninho”.
    Então afinal, prezamos mesmo pela ética? Ou nosso senso de ética é seletivo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo