AssembleiaEleições 2014Política

ASSEMBLEIA. Nunca antes houve tantos querendo virar deputado. Confira o perfil médio dos candidatos

Há 12 candidatos para cada vaga, na Assembleia gaúcha, no pleito de 5 de outubro. O aumento no número de interessados foi maior que a elevação da quantidade de eleitores, considerada a eleição de 2010. No limite mínimo da lei, são 30% as candidatas mulheres e a maior parte dos concorrentes concluiu o ensino superior (42,9%) ou médio (25,59%).

Para cada uma das cadeiras no parlamento gaúcho, há nada menos que 12 interessados
Para cada uma das cadeiras no parlamento gaúcho, há nada menos que 12 interessados

Os empresários são a maior categoria entre os concorrentes: 67, ou 9,91%, seguidos dos vereadores (61) e advogados (51). Ah, cerca de metade dos concorrentes é casado (52%) e os divorciados, separados ou viúvos são minoria (15%, em percentual redondo).

Há outras informações interessantes no perfil feito pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho, sobre aqueles que irão (ou não) ocupar uma das cadeiras disponíveis. Vale conferir a reportagem assinada por Letícia Rodrigues, com foto de Marcelo Bertani. Confira um trecho, a seguir:

Número de candidaturas ao Parlamento cresce quase 5 vezes mais que eleitorado 

Uma análise das estatísticas dos inscritos às eleições de 2014 no Rio Grande do Sul mostra  um pouco do perfil dos candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa. Segundo as Estatísticas da Candidatura disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, houve 722 inscrições para concorrer ao cargo, das quais 675 foram consideradas aptas.

A disputa promete ser acirrada: considerando apenas os candidatos aptos, cada cadeira no Plenário 20 de Setembro será disputada por 12 postulantes. Homens (70%)  brancos (91%) casados (52%) de meia idade (60%) e nível superior (43%) formam o maior contingente de candidatos ao Parlamento estadual.

Expressivo aumento na proporção de candidatos

O número de inscrições, em comparação com a eleição de 2010, cresceu 15,33%. Há quatro anos, um total de 626 candidatos a deputado apresentou-se para a disputa, número que, em 2014, teve um acréscimo de 96 candidatos. É um crescimento expressivo em relação ao número de eleitores, que no mesmo período cresceu apenas 3,4% (de 8.112.236 eleitores aptos em 2010 para 8.392.033 em 2014).

O aumento também ocorreu na proporção de candidatos aptos: dos 626 cadastrados em 2010, 545 puderam disputar o pleito (87,06% do total). Em 2014, dos 722, 675 estão em condições de se eleger (93,49%)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo