Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EducaçãoTecnologiaUFSM

TECNOLOGIA. “Robô” gerado na UFSM vai a evento e seu time engata parceria com pesquisadores alemães

A “criatura” (que será aperfeiçoada) e os alunos da UFSM, que competiram na Paraíba
A “criatura” (que será aperfeiçoada) e os alunos da UFSM, que competiram na Paraíba

Não é a primeira vez que este sítio repercute pesquisas que acontecem no interior da UFSM. Muitas delas, aliás, surgidas na área tecnológica (embora várias outras também receberam espaço). Agora, essa, um robô criado por aqui e que participou de evento na Paraíba. Mais que o resultado do certame, o importante foram os contatos e o que pode surgir daqui para frente.

Ah, o time local foi representado pelo professor Rodrigo Guerra, com os alunos Leandro Tomé Martins (que recebeu convite para fazer mestrado no Canadá), Roberta de Mendonça Pretto, Milton Brenner Machado Matoso e Fernando Berwanger.

Para saber mais do evento e sua repercussão presente e future, vale conferir o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. O texto é de Ricardo Bonfanti, com foto de “arquivo pessoal”. A seguir:

Robôs bons de bola

A UFSM foi representada na RoboCup 2014, maior competição acadêmica de robótica do mundo, realizada em João Pessoa (PB) de 19 a 24 de julho. Quatro alunos e o professor do curso de Engenharia de Controle e Automação Rodrigo Guerra participaram do evento. Eles integraram um time misto entre Brasil e Alemanha, o WF Wolves, que competiu com outros 40 times na categoria futebol (subcategoria kid size, de robôs com até 90cm de altura).

A equipe foi eliminada na fase de grupos, mas o resultado foi o que menos importou. “A participação dos alunos de Santa Maria teve destaque no evento. Nosso grupo desenvolveu um atuador de série elástica para o joelho do robô (um motor com uma mola em série). Com este atuador, o robô ficou mais robusto a impactos externos e foi capaz até mesmo de caminhar sobre gramado artificial em um dos desafios técnicos”, relata o professor. Outro time alemão, com um robô de 1,60m de altura, ficou interessado na continuidade do trabalho devido à fragilidade dos joelhos num robô daquele porte.

“Acreditamos que com nosso atuador de série elástica conseguiremos utilizar as molas para acumular energia, permitindo fazer o robô levantar do solo. Queremos agora tentar levantar recursos para adquirir os servo motores que restam para montar um robô humanoide completo da UFSM – um robô completo utiliza 24 servo motores, além de dois computadores, câmera, sensor de inércia e outros equipamentos, num valor total de aproximadamente R$ 50 mil. Cada time precisa levar pelo menos quatro robôs para participar da cometição, e além do custo do equipamento, é preciso gastar com inscrição e transporte dos alunos. Por isso, essa parceria entre universidades é importante”, destaca Rodrigo.

Ao final do evento, o time alemão emprestou ao grupo da UFSM 10 servo motores, no valor de aproximadamente 3 mil euros. Com os outros três servo motores já emprestados no ano passado, a missão agora é tentar construir um tronco e duas pernas para tentar fazer o robô pular – um desafio técnico para a RoboCup de 2015, que será na China…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Começo é sempre difícil. A notícia não esclarece muito mas existem diversas categorias, inclusive dança de robos. Escolas também participam e uma localizada na Paraíba ganhou prêmios. A Universidade Estadual da Bahia também teve destaque, ficou em quarto ou quinto lugar numa competição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo