ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Museus não faltam em Santa Maria. Verdade, mas a maioria fica com suas portas fechadas

MASM, uma rara exceção em disponibilidade
MASM, uma rara exceção em disponibilidade

Entre memoriais, casas e acervos diversos, Santa Maria pode se orgulhar: conta com nada menos que 16 museus. É algo fundamental a quem tem como política a difusão do turismo. Algumas das instituições contam com preciosidades históricas fundamentais. Imagina o quanto não seria interessante para quem visita a cidade ir ver, por exemplo, o Museu Mallet – instituição que remonta a dois séculos. Ou o Museu Sacro de Santa Maria, com a incrível beleza de suas obras.

O diabo, com o perdão da expressão, é que isso não está disponível sequer aos santa-marienses. A quase totalidade – entre as exceções estão o Museu de Arte de Santa Maria, gerido pela Prefeitura, e o Gama D’Eça, pela UFSM – não abre nos finais de semana (propícios ao turismo receptivo) e há os que são pra lá de restritos em qualquer dia. Muitos, inclusive, dependem de agendamento prévio.

Convenhamos, dessa forma, trombetear a existência de museus é muito bonito mas totalmente inútil, do ponto de vista do turismo, inclusive o interno. Simples assim.

Em tempo: a relação completa dos museus está disponível na página da prefeitura na internet.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. no mundo todo os museus fecham somente na segunda feira…
    na "cidade cultura" (hein ?) eles abrem segunda (um pioneirismo !), mas fecham finais de semana (aliás,duas coisas que não se pode fazer em sm no domingo: museu e mercado) e durante a semana, abrem em horário comercial, quando todo mundo está trabalhando…
    incrível ou patético ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo