CongressoPolítica

CONGRESSO. 30 vetos de Dilma na pauta. O diabo é acreditar que tudo isso seja mesmo votado, na terça

Será que vai ter congressista suficiente no plenário, para votar os vetos? Pooois é…
Será que vai ter congressista suficiente no plenário, para votar os vetos? Pooois é…

A presidente Dilma Rousseff vetou, na íntetra, um projeto de lei originário do Senado e que inclui a carne suína na política de garantia de preços mínimos. E também vetou totalmente o projeto de lei complementar que desobrigava as máquinas agrícolas do registro e do licenciamento anual. No primeiro caso, faltam elementos ao editor para avaliar; mas no segundo, não há dúvida: ela fez muito bem.

Bueno, mas isso importa pouco, aqui. A opinião do sítio é o de menos. Ocorre que esses dois e outros 28 vetos, parciais ou totais, devem ser analisados nesta terça-feira pelo Congresso. Quer dizer, é o que está previsto. Resta ver se acontecerá, mesmo. Os detalhes do que se pretende apreciar chegam através de material da Agência Senado. A foto é de Moreira Mariz. A seguir:

Congresso tem sessão na terça-feira para votar vetos presidenciais

O Congresso Nacional reúne-se na terça-feira (5) para o exame de vetos da presidente Dilma Rousseff, parciais ou totais, a projetos aprovados pelos parlamentares e enviados para sanção. Hoje, são 30 vetos na pauta. Para derrubar um veto e fazer valer o texto do Congresso, é preciso o apoio da maioria absoluta dos membros da Câmara dos Deputados (257 dos 513 deputados) e do Senado (41 dos 81 senadores).

A sessão do Congresso para análise dos vetos será às 19h no Plenário da Câmara. No mesmo dia, o Congresso também realiza sessão, ao meio dia, para promulgar emenda constitucional que prorroga os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus.

Um dos projetos que mais exigiram negociação entre os 21 que serão avaliados na sessão do Congresso foi o que estabelece novas regras para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Elaborado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), o PLS 98/2002 – Complementar foi integralmente vetado por Dilma sob o argumento de que elevaria significativamente as despesas públicas. O Executivo apresentou uma proposta alternativa, o PLS 104/2014, já aprovado pelo Senado, que voltará a analisá-lo por ter sido alterado pela Câmara.

Entre os textos vetados totalmente também está o projeto que prevê a implantação de faixas, passarelas ou passagens subterrâneas para travessia de pedestres perto de escolas (PLC 31/2012) e o que regulamenta a atividade dos condutores de veículos de emergência (PLC 105/2012)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo