EducaçãoUFSM

RANKING. 18 universidades brasileiras entre as mil melhores do mundo. Uma, a UFSM. Harvard é campeã

Os ianques, como se sabe, são os campeões mundiais de rankings. Adoram um, do que for. E há um punhado de organizações dos povos do norte que vivem disso: ranquear. Existem os mais e os menos sérios, e nisso eles são iguais a qualquer lugar do planeta.

Entre os ditos respeitados está o Center for World University Rankings (CWUR). E o certame (nada mais é, o que não significa pouco, que isso) em tela é o das universidades. Há milhares delas, no planeta. Foram definidas as mil melhores, com base lá nos critérios que eles estipularam.

Agora, ao que interessa: nesse milhar de luminares do saber pontifica a norte-americana Harvard. E há 18 (cá entre nós, uma miséria) brasileiras. Duas delas são gaúchas, a UFRGS (que é a 585ª no geral) e a nossa UFSM (a 919ª). Entre as brasileiras, a porto-alegrense é a quinta, e a da boca do monte a 12ª. Não é ruim, é?

Ah, para saber mais, inclusive conferir a relação de todas as patrícias, acompanhe material originalmente publicado pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A foto é de Divulgação. A seguir:

UFSM, universidade número 919 do mundo, segundo o ranking feito pelo instituto ianque
UFSM, universidade número 919 do mundo, segundo o ranking feito pelo instituto ianque

Pesquisa lista UFRGS e UFSM entre as melhores universidades do mundo

Uma pesquisa sobre ensino superior realizada pelo Center for World University Rankings (CWUR) apontou que, das mil universidades do mundo que aparecem no ranking, 18 são brasileiras e duas são do Rio Grande do Sul: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O estudo avalia mil instituições do mundo inteiro, baseando-se em sete critérios, entre eles o desempenho do aluno e professor, que inclui prêmios conquistados e trabalhos publicados em revistas científicas. Além disso, a pesquisa contabiliza também quantos estudantes, após a formação superior, ocupam cargos de CEO em grandes empresas mundiais…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tupiniquins não gostam de rankings. Não acreditam em mérito e o mérito dos outros é uma ofensa.
    A lista leva em conta a qualidade de educação, medida pela quantia de prêmios ganhos pelos alunos . A empregabilidade dos alunos medida pelo número de alunos que atingem a presidência de empresas de destaque. A qualidade do corpo docente, medida pelos prêmios dos professores. O número de publicações, influência das publicações, citações e patentes (todos em menor grau).
    Harvard é do século XVII, foi reconhecida como universidade em 1650.
    A Universidade Federal do ABC tem meia dúzia de anos e está em 983° lugar. Talvez não alcance Harvard, mas tem muita gente boa que está logo ali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo