Estradas

BOA NOTICIA. Assinada ordem de serviço para recuperar a BR 158, anuncia Pimenta

Pimenta e Caron: manutenção e recuperação garantidas para a 158

Acabo de receber material da assessoria de imprensa do deputado federal Paulo Pimenta (PT). Por sua óbvia importância, reproduzo na íntegra. O texto e a foto são do jornalista Ricardo Lopes. Confira:

DNIT assina ordem de serviço para recuperação da BR 158, afirma Pimenta

O trecho da BR 158, que liga os municípios de Santa Maria e Rosário do Sul, será totalmente recuperado. A informação foi confirmada pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) após contato com o diretor do Departamento de Infraestrura de Transportes (DNIT), Hideraldo Caron.

De acordo com Pimenta, a superintendência regional do DNIT já assinou a ordem de serviço para a recuperação da rodovia. O contrato, que tem validade até dezembro de 2012, prevê a restauração completa e manutenção do trecho durante esse período. O deputado gaúcho ressalta que o DNIT investirá mais de R$ 18 milhões na conservação de 116 quilômetros da estrada. A empresa responsável pelo serviço é a Pedrasul Construtora SA.

Pimenta, que foi o principal responsável pela pavimentação asfáltica da BR 158, considera o trecho umas das principais ligações da fronteira oeste do Rio Grande do Sul com o a região central do estado. Além disso, a rodovia é alternativa de rota para o transporte de cargas entre os países vizinhos e o eixo industrial Rio – São Paulo. Conforme Pimenta, a atuação preventiva do DNIT, que garante a manutenção permanente da rodovia, representa a forma mais eficaz para manter a qualidade do asfalto da BR 158.

“Nosso compromisso é complementar as ações de desenvolvimento de nossa cidade. Para isso, estamos sempre buscando a execução de ações de infraestrutura nas rodovias que cortam Santa Maria. Dessa forma, queremos potencializar a economia do município e região, priorizando aspectos que melhorem a trafegabilidade da via e a segurança de condutores e pedestres que utilizam a estrada”, destacou Pimenta.

O asfaltamento da BR 158 foi finalizado em setembro de 2008 e a rodovia entregue à comunidade gaúcha após uma espera de mais de quatro décadas.”

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22 Comentários

  1. @Saúl
    Esse Saul tá certo. Se tem erro tem q apurar. Parabéns Pimenta o único q faz. Santa Maria hoje depende do Pimenta. Não tem uma obra q não seja iniciativa dele. Quem souber uma q me disminta!!!!

  2. Bah Ambi, assim não vale, risos.
    Meu fraterno as “Meta fora” do Lula todos aplaudem, as minhas descem o cacete, risos
    Cara não estou desfazendo da obra, é uma beleza, o esforço do Deputado para que ela saisse também eh muito importante. Soh que mais de 100 km é quase toda estrada, parte velha e parte novo. Não consigo entender, conheço um pouco do assunto, dois anos é pouco para uma estrada precisar de uma manutenção pesada. Onde está a garantia Empreiteira, será que não existe?

  3. Saúl :
    Pessoal devagar com o andor que o Santo é de Barro. Os piores cegos são os que não querem ver, esses não são cegos, são doentes.

    O pior cego é o que não quer ver e não é cego, é doente.

    Este ditado “do cego” é nada inclusivo, não existe cegueira pior ou melhor.

  4. @Saúl
    Saúl

    Logo que a estrada liberou me fui a Rivera, a Meca da classe média consumista, na primeira ida me impressionou o ajardinamento das encostas, leivas e leivas de “grama” depois nunca vi manutenção e começaram a desmoronar.
    Pensei que algume deveria estar ganhando pelo serviço.
    Hoje pagaremos outra vez por ele.
    Não acredito que o contrato só constava PLANTAR grama, deveria haver uma manutenção.

  5. Mirta, de minha parte não eh nada disso, fiquei surpreso com a quilometragem (seria quase toda a estrada) que consta com deteriorada. Já elogiei o Deputado Pimenta aqui nesse Blog pelo feito. Já disse aqui também doque eu tenho inveja. Entendo que é preciso contrato de manutenção, mas não de estradas novinha em folha. Para essas trechos deve ser cobrada a garantia do serviço. Prometi não falar mais no tema, vamos ver oque dizem as autoridades. Fico por aqui.

  6. A verdade é simples. Tem uma estrada nova com trechos antigos e deteriorados nas pontas. O que fazer? Arrumar me perece lógico. Licitação é sempre melhor q contrato emergencial,é público e transparente. A parte nova pelo q me consta está em condições. O asfalto está ótimo e o q necesssita de conservação é pintura,sinalização,é roçada. Todas as estradas tem contarato de conserva porque está não teria? Não é a empresa q decide o q fazer é o governo e o valor vai sendo gasto conforme necessidade,fiscalizado pelo TCU e MP q faz parte do TCU. O que tem de errado? Parece q todo celeuma é porque o Pimenta fez o q ninguém nunca conseguiu. Encarou o desafio e fez acontecer. A estrada e ótima e as travessias da SM serão também de grande importância. O resto é choro e recalque. Me desculpem mas sou sincera e não gosto de hipocresia. Deixem o homem trabalhar

  7. Aviso ao navegantes!!!
    Não pensem que não sei apelar, sei e se precisar faço muito bem, modéstia a parte. Soh não faço em respeito ao Editor e a dezenas de pessoas que nos leem, e nos julgam, mas cada um demonstra oque é como pode, eu do meu modo, e os anônimos (covardes) do modo deles.

  8. Pessoal devagar com o andor que o Santo é de Barro. Os piores cegos são os que não querem ver, esses não são cegos, são doentes. Não estou defendendo que não se recupere estradas, Soh não entendo como uma obra de um vulto e tanto não tenha garantia, segundo oque parece. Gostaria que a cumpanherada do Deputado em Pauta, peguntassem a ele que tanto se empenhou pela obra qual é a grarantia da mesma. Volto repetir vou procurar a Promotoria isso não está esclarecido. Vou dizer, e a modestia me permite, sei bem de quanto é a vida útil de uma estrada asfaltica BEM FEITA. Se algum aqui sabe o endereço eletrônico do DENIT por favor me passem, irei questionar o Ideraldo que conheço de muitos anos. Oque não pode é nós contribuintes pagar várias vezes pela mesma estrada. Quem não lembra do toque de caixa eleitoreiro na véspera das eleições para Prefeito Municipal. Assim não vale!!! Senhora Mirta, o trecho que vc fala não tem 116km, por favor leia o comentarista. Sei que o trecho de uns 20 Km até alto das Palmeiras realmente tem mais que esse idade, tem outro pequeno trecho perto de Rosário que também é bem antigo, mas nem tanto como o primeiro. O restante era Zero bala na inauguração da estrada (até inauguraram sem estar totalmente acabada). Essa é a minha surpresa, mas para isso existe autoridades que poderão destrinchar muito bem essa histórinha para mim muito confusa. Aviso, esgotou a minha discussão desse tema por aqui, irei atrás de outras providências exclarecedoras.

  9. Bom mesmo seria deixar tudo abandonado como está Santa Maria. Agradeco a deus todos os dias pela oportunidade de vida que me tirou dessa cidade de pessoas com cabecinhas bem pequeninhas, que no lugar de valorizar o que é feito só sabem desdenhas. Saul, tu e o Schirmer tem é qiue ficar chupando dedo mesmo e olhar o resto do brasil crescer.

  10. @Alarico
    “Menos corrupto”? Poderia interpretar assim, uns ganham comissão com a obra, a rodovia nova, outros ganham menos, na reforma.

    “Menos corrupto”! E eu que pensava que as pessoas desejavam um NÃO corrupto… Menos corrupto, vou anotar esta, pois a escala de mais e menos é muito subjetiva.

  11. Putz, mas como há gente mal informada dando pitaco sobre o que não sabe! Não me refiro ao Saúl, que é caso perdido.
    Não sabe a Carine que uma rodovia necessita de manutenção e reparos permanentes para manter-se em boas condições? Sugiro conversar com um engenheiro pra inteirar-se do assunto. Acho que essa pessoa deve ser da turma do Xirme. Cutuca o excelente dep. Pimenta, insinua favorecimento ao PT (o menos corrupto dos grandes partidos) e utiliza a expressão MAL FEITO, característica da anti-campanha xirmista à prefeitura.
    O Pimenta e o Valdeci terão que trabalhar muito pra compensar o imenso prejuízo que o Xirme tá causando pra Santa Maria. Oxalá o futuro do Xirme em 2012 seja o mesmo de seu pupilo balonista em 2010.

  12. @Mirta Rossi
    Vou considerar este teu comentário como um adendo à nota do Dep. Pimenta. Conforme o texto original, mesmo discordando da maioria, é até compreensível algumas reações críticas lidas neste espaço.

  13. Quem pagou a o asfaltamento da BR 158 finalizado em setembro de 2008? O CONTRIBUINTE. E agora depois de apenas 2 anos, o CONTRIBUINTE pagará novamente?
    Obra MAL FEITA. Não tem garantia?
    Para o bolso de quem irá este dinheiro?
    PT aproveitando sempre, agora até os filhos do Lula terão passaporte diplomático oferecido erradamente pelo Itamaraty.
    “O decreto autoriza o benefício do passaporte diplomático a presidentes, vice-presidentes, ministros de estado, ocupantes de cargos de natureza especial e titulares de Secretarias vinculadas à Presidência da República, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros dos tribunais superiores e ex-presidentes.
    Os cônjuges e os dependentes, inclusive os enteados, até 21 anos de idade ou, se estudante, até 24 anos, também estão autorizados a receber o documento. Para dependentes portadores de deficiência não existe limite de idade.”
    Qual a deficiência destes meninos de 25 e 39 anos?

  14. Saul, vou te dar um exemplo prático.

    Comoprei uma carro zero quilometro em 2008. Desde então fiz todas as revisões conforme o manual. Até quando não era necessário, troquei peças que futuramnet iriam prehudicar meu veículo. Muitos de mesu familiares, inclusive, meu filho mais velho diziam que eu era um “Bobote”, só estava dando dinheiro para a oficina. Mas o fato é que meu carro é 1.0 16 válvulas, criticados por muitos, está com oitenta mil quilometros e nunca me deixou na mão. Enquanto meu filho “malandro”, passa com seu carro em mecânicas. Cuidar do patrimonio, além de ser um dever das autoridades, é um sinal de respeito aos contribuintes. Pelo que eu entendi o valor será investido em dois anos de manutenção. Portanto, nos próximos 24 meses poderemos usufruir de uma rodovia com asfalto em ótimo estado e, o mais importante, em segurança. Por isso, elogio a atuação de Pimenta. Ou tu prefere que rodovia fique cheia de buracos, venha um novo governo e entregue para iniciativa privada? Invejar o Brad Pitt é uma atitude de fraqueza. Pois como dizia Gildo de Freitas ” homem feio e sem coragem não arruma mulher bonita” Um abraço meu caro Saúl, sendo psdb, demo, psol, pco ou o que for meu amigo

  15. Olá boa tarde, como criticar FHC e os seus, voces já viram alguem atirar pedra em chachorro morto? risos. Hoje a vitrine são voces neh! Vou repetir pela última vez, não sou e nunca fui Tucano. Estive junto combatendo a ditadura, e a direita, infelizmente tenho que combater aqueles que acreditei um dia. Mas voltando a estrada, segundo consta existe uma garantia quando é feita uma estrada pela dada pela empreiteira, ou nessa não existe? Nunca trabalhei em constução de estrada, mas fiquei trinta anos convivendo com um laboratório que faz análise das condições de estradas velha e novas. Tenho amigos que trabalham na construção de estradas,e com eles aprendi muitas coisas das estradas. Eh inadimissível que uma estrada se deteriore em menos de três anos. Vou visitar o Ministério público, e pedirei providências se eh que algo de errado existe. Bueno, gostaria que voces discutissem as condições dessa estrada e não ficassem me rotulando, essa técnica conheço muito bem, já andei juntos com voces, e hoje continuo convivendo com a cumpnherada bem de perto. Quando os argumentos acabam vem logo a apelação. São também especialistas em se vitimizarem, aprenderam muito bem, e ninguem usou tão bem isso como o Sr. Luiz Inácio.

  16. Todos os trechos de rodovias federais no RS tem contratos de conservação permanente e sem pedágios. Isso é uma política do Governo Federal. A manutenção constante evita q a estrade se deteriore. O trecho q precisa recuperação atualmente tem mais de 10 anos e nunca foi investido para q ele fique em condições como o restante da estrada. Parabéns Pimenta , sempre fazendo acontecer

  17. O Saul deixa de ser secador. No tempo do FHC não havia manutenção nas estradas. Resultado: O trechos caóticos e deterioradissimos. Entre Santa Maria e São Pedro (35km daqui da T. Neves) era feito em 2 horas. Ir para Itaara era um sacrifício. Fazer umas comprinhas em Rivera nem pensar, pois se para São Pedro demorava, imagina para o Uruguai. Vou para Rosário seguidamente, agora está muito mais fácil, única dificuldade é que não tem água no rio das palometas e não posso curtir as areias brancas. O meu caro Saul ” o mundo é maior que teu quarto”, abre os olhos para a vida. Um novo ano está nascendo. No tempo do do FHC, o RS era esquecido e sonhavamos em ser independentes. Deixa de ser retrogado e admire as coisas boas da vida, mas aprecie com moderação, pois a inveja faz mal. Um abraço

  18. Boa noite.
    Coisas erradas, ou seria Mal feito?
    Lendo o Recado do Deputado Pimenta fiquei estarrecido, afinal das contas a maior parte desse estrada foi feita a bem pouco tempo (a toque de caixa na véspera de uma eleição, como diria um candidato a Prefeito MAL FEITO!!! eheheh), porque está deteriorada? Penso que exista um contrato com as Empreiteiras que executaram essa obra neh! Não sei o prazo de garantia, mas é inadimissível que um estrada se deteriore com pouco mais de 2 anos de uso. Dr. JOÃO MARCOS, bem que o Sr. poderia dar uma investigada nessa história. Até entendo que essa primeira etapa até o engenho no Alto das PalmeiraS possa realmente estar em péssimas condições, pois já tem bem mais de 10 anos. Lendo o Sr. Maiquel Rosauro fico mais inquieto, ele diz que a estrada está em sua maioria está ótima. Afinal oque tem de errado nesta história???

  19. Essa éa grande diferença do PT pro FHC e sua turma. É muito mais inteligente manter em dia o que se construiu do que deixar se deteriorar para arrumar sabe lá deus quando.
    A Yeda “já vai tarde” Crusius fazia o contrário. Esse trecho que foi “recuperado” até Paraíso já está ruim meeeeeeeeeesmo em muitos lugares. Obra mal feita da turma do Ex-BOM – mais uma…
    Parabéns ao Pimenta!

  20. Passo seguidamente pela BR-158 para ir até São Gabriel, Rosário do Sul ou Rivera. No momento, salvo pequenos trechos na saída de Santa Maria, o asfalto está ótimo (muito melhor do que nas vias da Cidade Universitária).
    Falta mesmo é posto de gasolina, lancheria ou restaurante. De Santa Maria até o trevo entre São Gabriel e Rosário o motorista fica durante uma hora sem sinal de celular e sem nenhum serviço na estrada.

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