CidadaniaMundo

NA RUA. Entidades de Santa Maria articulam ato em solidariedade a palestinos. Será na manhã de sábado

Reunião realizada na Sedufsm encaminhou o que irá acontecer na manhã da sabatina
Reunião realizada na Sedufsm encaminhou o que irá acontecer na manhã da sabatina

Entre as organizações que participam da articulação do ato previsto para a manhã deste sábado está a Seção Sindical dos Docentes da UFSM. E é exatamente da assessoria de imprensa da entidade o relato acerca dos preparativos para a atividade. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. A seguir:

Sedufsm engajada no ato em solidariedade a palestinos

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) participa no próximo sábado, 26 de julho, a partir das 10h, na praça Saldanha Marinho, do “Ato em solidariedade ao povo palestino de Gaza”. O evento, que vem sendo construído desde o início desta semana na sede do sindicato docente, tem por objetivo solidarizar-se às vítimas palestinas e ao mesmo tempo exigir que Israel pare de bombardear a região de Gaza. Em reunião ocorrida no final da tarde desta quarta, 23, no auditório da Sedufsm, foram apresentados detalhes da manifestação, que será composta basicamente por falas.

Dentre as entidades envolvidas na organização do ato, a Sociedade Palestina de Santa Maria, o DCE e o Levante Popular da Juventude. Na tarde desta quarta, outros grupos passaram a se somar, entre eles, o Bloco de Lutas de Santa Maria, o Movimento Santa Maria do Luto à Luta, Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin), Movimento Sem Terra (MST) e Partido Pátria Livre (PPL). Para a atividade de sábado, novos sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais devem se agregar.

Para dar visibilidade à manifestação estão sendo confeccionadas faixas, cartazes e panfletos, que denunciam a violência contra os palestinos, pedem a cessação das mortes e, também, reivindicam que o governo brasileiro, em especial o do Rio Grande do Sul, rompa convênios com empresas israelenses que são responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologia militar, como é o caso da Elbit/Ael System.

O ato público contará com a presença do cartunista e ativista político, Carlos Latuff, cujo trabalho em defesa dos palestinos é referência em todo o mundo. Também está prevista, mas não confirmada, a presença de Maureen Clare Murphy, jornalista e ativista política. Além de editora do site “Intifada eletrônica”, Maureen milita no grupo “Stop the Wall”, que denuncia e critica a construção do muro separando Israel dos territórios palestinos.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O Governo de Israel disse que o Brasil é irrelevante e criador de problemas, segundo manchete de O Globo. Há nisso uma contradição. Se é irrelevante não pode criar problemas. Se cria problemas não é irrelevante. Aliás, se fosse mesmo irrelevante, não teria levado o Governo israelense ao extremo de quebrar todos os códigos diplomáticos ao ponto de insultar o Governo brasileiro com um ironia chula envolvendo a Copa, como se nós, brasileiros, fôssemos uns idiotas capazes de confundir massacre de inocentes com jogo de futebol.
    Luis Nassif

  2. Outro dia li um texto curto desancando Osvaldo Aranha. Ele patrocinou a resolução da ONU que criou o estado de Israel. Criou o estado Palestino também, mas pelo jeito um deles não era para existir. Assunto complicado, melhor ignorar.
    Reunião? Parece coisa do PCdoB, PSOL, PSTU e outros.
    Argentina ganhou dois premios Nobel da paz. Reconhecimento por um bom trabalho. Em nenhum dos casos chamou o embaixador de volta, ao contrário, mandou mais gente para negociar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo