AssembleiaCâmara de VereadoresCinemaCopa 2014CulturaEducaçãoPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeTrabalhoTragédiaTurismo

LUNETA ELETRÔNICA. Turismo na Copa, a melhor de todas, Janeiro 27, vacinas sobrando, mais docentes…

A FESTA terminou com os alemães levando a Copa. Mas os brasileiros têm muito a comemorar, não obstante o resultado de campo. Um deles (embora não o único) foi o número de turistas. Vieram mais de um milhão do exterior, mais exatamente de 203 países diferentes,  enquanto, segundo levantamento das autoridades, 3,05 milhões de brasileiros viajaram pelo país durante o evento. Todo esse povo passou por nada menos que 378 municípios. Vamos combinar: não é pouca coisa (Foto Fifa.com)
A FESTA terminou com os alemães levando a Copa. Mas os brasileiros têm muito a comemorar, não obstante o resultado de campo. Um deles (embora não o único) foi o número de turistas. Vieram mais de um milhão do exterior, mais exatamente de 203 países diferentes, enquanto, segundo levantamento das autoridades, 3,05 milhões de brasileiros viajaram pelo país durante o evento. Todo esse povo passou por nada menos que 378 municípios. Vamos combinar: não é pouca coisa (Foto Fifa.com)

* A pesquisa é da BBC Sport, o braço esportivo da grande emissora britânica. E constatou: A Copa do Mundo do Brasil foi a melhor de todos os tempos.

* Nas nove categorias avaliadas, ficou na frente em seis; a melhor copa, a mais competitiva, dos gols mais bonitos, maiores zebras, mais dramática e jogo inesquecível.

* Para a BBC, só perdeu o 1º posto nas categorias melhor hospitalidade, (Alemanha 2006), grandes jogadores e resultados mais controversos (ambas, México 1986).

* No ranking final, o Brasil teve 39% dos votos, ficando a Itália 1990 em segundo (10,5%), a Inglaterra 1966 (8,8%) em terceiro, México 1970 (quarto, 4,7%) e Coreia/Japão (quinto, 3,9%),

* E tem sessão da Câmara nesta terça. Não, ninguém espere nada muito importante, nem mesmo discursos – banidos pela próprio Legislativo, ao interpretar a lei eleitoral.

* Mas há pelo menos uma curiosidade, no Boletim Legislativo 39/2014, que traz a Ordem do Dia. Trata do projeto apresentado pela vereadora Deili Silva, que institui o “Dia Municipal do Motorista de Ambulância”.

* Como já escreveu alguém, “não há o que não haja”. Tanto que o editor já sugere outro dia para festejar cinesíforos. Que tal o “Dia Municipal do Chofer de Veículo Funerário”?

* Também há trabalho na Assembleia Legislativa. Por lá, há 19 MATÉRIAS em condições de ser votadas nesta semana. Duas, em regime de urgência, têm prioridade. Ambas tratam de questões salariais e de trabalho.

* O que será ou não apreciado se decide no final da manhã desta terça, na tradicional reunião dos líderes partidários com a direção do parlamento gaúcho.

Há vacinas de sobra, e a população (fora dos grupos prioritários) pode se imunizar (foto AIPM)
Há vacinas de sobra, e a população (fora dos grupos prioritários) pode se imunizar (foto AIPM)

* Atenção, gente: ainda há 5 mil doses de vacina contra a gripe disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família, das zonas urbana e rural de Santa Maria.

* A imunização, informa a Prefeitura, A imunização é destinada à população que não se enquadra nos grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde.

* Conforme o Setor de Vigilância Epidemiológica, a procura tem ficado aquém do esperado. Por isso, a sobra. Ah, para saber onde você encontra a vacina, e os horários, basta clicar AQUI.

* Mais 35 professores foram nomeados, em ato ocorrido na sexta-feira, em Porto Alegre, para a área de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

* Quanto houver a posse, em data não informada por enquanto, os docentes serão designados para a escola onde lecionarão, entrando em exercício em até cinco dias. Eles fazem parte do 6º grupo de nomeados do concurso do magistério de 2013.

* Já foram empossados 3.770 docentes no estado, para substituir contratos temporários, além de atender às demandas por afastamentos definitivos de professores da rede. 

Há vacinas de sobra, e a população (fora dos grupos prioritários) pode se imunizar (foto AIPM)
Há vacinas de sobra, e a população (fora dos grupos prioritários) pode se imunizar (foto AIPM)

* Uma informação que você leu antes AQUI, na noite desta segunda, vale a pena ser repetida: o documentário “Janeiro 27” (imagem ao lado) será exibido na próxima sexta-feira, 19, no Festival Internacional de Oberá, na Argentina.

* O filme foi produzido pela Accorde Filmes, de Porto Alegre, a partir da solicitação de Adherbal Ferreira e Sérgio Silva, da AVTSM, durante o Festival de Gramado, em 2013.

* A produtora assumiu a empreitada e tendo a frente os cineastas Luiz Alberto Cassol (santa-mariense) e Paulo Nascimento (formado na cidade) e surgiu uma obra sensível e que retrata bem a ideia de que a tragédia não deve ser esquecida, para que nunca mais aconteça.

* Afinal, como esquecer o massacre de 242 meninos e meninas que muito tinham a dar à sociedade.Impossível. Ah, essa será a terceira exibição de “Janeiro 27”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Esqueceu de dizer que a votação da BBC SPORT foi feita com "dezenas de milhares de leitores" no site da referida empresa. Caráter científico zero.
    Que os resultados foram alardeados com pompa e circunstância pelo site Brasil 247 (o mesmo que noticia que os BRICS fizeram nascer uma "nova ordem mundial"). Que a FIFA deu nota 9,25 para a organização (a Africa do Sul tirou 9).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo