Educação

EDUCAÇÃO. Para obter financiamento, estudante não precisa mais fiador. Haddad reconhece Pimenta

O presidente da República regulamentou nesta quarta-feira a criação do Fundo Garantidor do Financiamento Estudantil (FIES). Um dos grandes articuladores dessa nova situação foi o deputado federal Paulo Pimenta, fato reconhecido pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao falar após a assinatura de Lula.

Mais detalhes da nova situação e do que aconteceu no Palácio do Planalto, você encontra no material distribuído pela assessoria do parlamentar (o único deputado presente ao encontro). A seguir:

Lula e Ministro Fernando Haddad destacam papel de Pimenta na consolidação da Lei do “Novo Fies”

O Presidente Lula regulamentou nesta quarta-feira (20) a criação do Fundo Garantidor do Fies que dispensa a necessidade da figura do fiador para alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio que contratarem o financiamento estudantil.  O beneficio se estende aos matriculados em cursos de licenciatura e bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa. 

Único deputado federal presente na solenidade e principal protagonista da luta pela renegociação da dívida do Fies na Câmara Federal, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) classificou a medida adotada pelo Governo Lula como “mais uma que busca ampliar o acesso à educação superior pública no Brasil”.

O reconhecimento do trabalho do deputado Pimenta no Congresso Nacional que resultou na Lei do Novo Fies veio por meio do Ministro da Educação, Fernando Haddad, que durante seu discurso fez questão de elogiar o petista santa-mariense. 

 “O Fies passou nesse último ano por três modificações essenciais: a redução dos juros, o aumento para quitação da dívida e agora o fim da figura do fiador. Essas conquistas tiveram a participação de vários segmentos da sociedade, e por justiça devo fazer referência também ao trabalho do deputado Pimenta que vem ao lado desses movimentos sociais insistindo por essas mudanças, que hoje estamos anunciando aqui”, disse Haddad.

 “Esse elogio o Pimenta queria que tu tivesse dito, ao vivo na televisão, antes da eleição, ele teria se saído ainda melhor”, brincou o Presidente Lula no seu pronunciamento.” 

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Este é o nosso Deputado, nosso verdadeiro representante. Pimenta só merece meu aplauso, tenho orgulho de ser sua eleitora!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo