CiênciaEducaçãoSaúdeTecnologiaUFSM

UFSM. O robô que pode virar instrumento para ajudar na recuperação das crianças em tratamento de saúde

Robô de telepresença e o idelializador, Rodrigo Guerra. Grande achado, ainda sem nome
Robô de telepresença e o idelializador, Rodrigo Guerra. Grande achado, ainda sem nome

O “bichinho” ainda não tem nome – e você até pode participar, fazendo sua sugestão até uma página no Feicebuqui. Mas o importante, mesmo, é que ele significa. Sim, pode ser um estímulo importante à recuperação de crianças adoentadas.

Do que se está falando? De um pra lá de interessante produto da pesquisa iniciada na Engenharia da UFSM, através do professor Rodrigo Guerra e seus alunos e que conta, hoje, com a colaboração de alunos de Educação Especial, Terapia Ocupacional e Desenho Industrial. Uma grande sacada, além de importante trabalho de pesquisa que nasceu e se cria no interior da Universidade. Mais detalhes de tudo isso, no material da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. Os autores do texto e da foto são desconhecidos, de vez que não creditados pela CCS. Acompanhe:

Robô de telepresença vai permitir interação entre crianças do Husm com colegas e familiares

Ele é alto – 1,80m -, magrinho e tem um monitor no lugar da cabeça. Parece esquisito? Mas esse robozinho – desenvolvido pelo curso de Engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – promete conquistar a simpatia das crianças em tratamento médico no Hospital Universitário (Husm). Os primeiros testes serão feitos na semana que vem.

Há um ano, o professor de Engenharia, Rodrigo Guerra, estava empenhado em uma missão: descobrir algo que pudesse motivar a participação dos alunos dos primeiros semestres e, com isso, diminuir a evasão no curso. Nasceu ali a primeira versão do robô de telepresença (ainda sem nome). De lá para cá, o robô foi aperfeiçoado. Está com câmaras e microfones mais potentes. Após esse upgrade, a ideia inicial deu lugar a uma proposta ainda mais nobre: permitir que crianças internadas no HUSM possam visitar colegas e familiares remotamente.

O projeto cresceu e atraiu novos cursos. Hoje, 12 acadêmicos de Engenharia, Desenho Industrial, Terapia Educacional e Educação Especial estão empenhados para fazer do robozinho o mais novo amigo da criançada. Na próxima terça-feira (13)  à noite, ele vai ser levado até o CTCriac do Husm e, na quarta-feira (14) de manhã, no Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC) para interagir com os pequenos. 

Como? “A intenção é que criança internada use um computador para controlar o robô que vai fazer as visitas. Por enquanto, como operamos com rede local, temos alcance para alguns metros e vamos ficar na sala de brinquedos”, afirma Guerra, que já projeta a visita do robô até a casa das crianças e de familiares. A transmissão vai ocorrer em tempo real. “Para ter uma noção mais exata, a pessoa deve imaginar uma espécie de videoconferência”, explica o professor…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo