ArteAssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEconomiaEducaçãoNegóciosPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédiaTurismo

LUNETA ELETRÔNICA. Feisma, escola da Sta Marta, Pozzobom na Famurs, Trem Turístico, Feira do Livro…

* Ao que tudo indica, depois de pelo menos dois anos de contencioso (e aqui não se está julgando responsabilidades), pode sair a nova escolar estadual na Santa Marta.

* O último entrave, aparentemente, caiu. Em sessão extraordinária, a Câmara aprovou, na tarde passada, o projeto do Executivo, permitindo que o município doe ao Estado uma área para a realização da obra.

* A repórter Juliana Gelatti informa, conforme notícia PUBLICADA esta noite na versão online do Diário de Santa Maria, que está confirmada a realização da Feisma 2014.

* Nesta  quinta, os bombeiros devolveram à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), o projeto de prevenção contra incêndio aprovado, após um mês de tramitação.

* Agora, é hora de fazer as obras projetadas. Mais: na segunda-feira, diz o texto, deve ocorrer um evento de lançamento da Feira – que vai de 1º a 9 de novembro.

Pozzobom no encontro dos prefeitos gaúchos, que querem flexibilizar a Lei estadual da Kiss
Pozzobom no encontro dos prefeitos gaúchos, que querem flexibilizar a Lei estadual da Kiss

* Jorge Pozzobom representou a Assembleia nesta quinta, no seminário realizado pela Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS) para debater a implementação da nova lei de prevenção, proteção e segurança contra incêndios e sinistros.

* Em fase de regulamentação, a chamada Lei Kiss ainda gera dúvidas nos municípios quanto à sua aplicação. Eles, na verdade, querem flexibilizar a legislação.

* “A sociedade exigiu de nós uma lei rigorosa. E nós fizemos a nossa parte”. Mas, diz o deputado, ‘a regulamentação que está sendo elaborada pelo Governo precisa passar antes por um diálogo com a Famurs, com a Uvergs, com os bombeiros e com a iniciativa privada”.

* Isso, entende o parlamentar tucano, “para que possamos ter uma lei eficaz mas que não tranque o desenvolvimento”.

* A prefeitura lançou, nesta quinta, o edital de licitação para a primeira etapa de implantação do Trem Turístico, em Santa Maria. Por ele prevê-se a construção da Estação, na Rua Silva Jardim, na antiga Bunge Alimentos.

* “Esta é a primeira etapa do projeto. O trem, além de resgatar a história ferroviária, será um grande instrumento de fomento ao turismo”, explicou o prefeito Cezar Schirmer.

* O projeto para a implantação do Trem Turístico prevê, além da construção da Estação, a recuperação da Gare da Viação Férrea, dos vagões e de parte dos trilhos. “A nossa expectativa é começar a operar na metade de 2015”, disse Schirmer.

* O prefeito, segundo nota da Assessoria de Imprensa, lembra que os recursos para o projeto já haviam sido garantidos, em fevereiro deste ano, via Caixa Econômica Federal.

* A Feira do Livro – que começa no sábado – teve seu aporte financeiro formalizado na manhã desta quinta, a partir do convênio celebrado entre o município e a Câmara do Livro de Santa Maria, representada por seu presidente, Vitor Fernandes Biasoli.

* Os recursos (R$ 100 mil) garantem a montagem da estrutura física da Feira, mão de obra e materiais, além da desmontagem das bancas e barracas, após o término do evento.

Obras em exposição na Câmara de Vereadores, do Coletivo Circulart (foto Reinaldo Guidolin)
Obras em exposição na Câmara de Vereadores, do Coletivo Circulart (foto Reinaldo Guidolin)

* De sábado até 11 de maio, o público poderá visitar 36 bancas de expositores, além de prestigiar mais de 150 lançamentos, incluindo 22 livros infantis. A Feira funciona da 1 da tarde às 9 da noite, exceto aos sábados, em que a bertura se dá às 10 da manhã.

* Desde a última quarta-feira, até 6 de maio, a Câmara de Vereadores recebe a Exposição Pinturas Etinerantes, do grupo Coletivo Circulart.

* O grupo composto pelas artistas Mara Priscila Pereira Torrico, Marta Cristina Pereira, Meri Ziani, Rosele Seffrin e Carin Dahmer. A exposição está na Sala Eduardo Trevisan, das 8 da manhã ao meio dia e da 1 e meia às 5 e meia da tarde.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo