Eleições 2014PartidosPolítica

ELEIÇÕES. Com desistência de Tubias, pergunta-se: para onde irão os 16 mil votos que ele teve em 2010?

Tubias Calil fez 16.031 votos há quatro anos. E 14.162 há oito. Quem os receberá, agora?
Tubias Calil fez 16.031 votos há quatro anos. E 14.162 há oito. Quem os receberá?

O secretário de Infraestrutura Tubias Calil fez, nas urnas de Santa Maria, exatos 16.031 votos, no pleito de 2010, em que correu à Assembleia Legislativa. Havia feito, quatro anos antes, na disputa para o mesmo cargo, 14.162. Não se saberá nunca quantos faria agora, em 2014. Mais? Menos? Quem pode adivinhar?

O fato é que esses votos irão para algum lugar. E é natural que se façam cogitações a partir da renúncia de Tubias a uma terceira tentativa. As razões para sua decisão ele explicou em carta que o editor recebeu e PUBLICOU  no início da tarde passada, em primeira mão. Motivações pessoais e profissionais foram invocadas pelo secretário, que deverá seguir no posto, muito provavelmente, até o final do mandato de Cezar Schirmer.

Mas, enfim, para onde irão os apoios recebidos por Tubias Calil nas urnas de 2010 e 2006? Parece evidente que, seja qual for o candidato (tirado da cartola) a ser (se for) apresentado pelo PMDB, fará menos. Inclusive porque começará a campanha bem depois do que seria natural. É um nome a ser escolhido e que, em seguida, terá que suar sangue para tentar reaver pelo menos parte dos votos, em nome da legenda peemedebista.

Parece mais ou menos óbvio que o principal beneficiado, depois do PMDB, será o tucano Jorge Pozzobom. É, afinal, do mesmo campo do secretário, na oposição ao PT e, talvez, ao PP, que têm suas candidaturas majoritárias ao Governo do Estado. Quantos serão? Ninguém pode medir, pelo menos não antes de conhecido o resultado do pleito.

Além de Pozzobom, do novo nome (se for) apresentado pelo PMDB, só quem não deve levar os votos de Tubias serão os candidatos do PT. Isso, claro, se falando em ideologia. Na verdade, como se sabe, numa eleição proporcional (bem mais que a majoritária), o peso das relações pessoais é maior e, assim, mais gente possa se beneficiar. É algo a ser analisado, ainda. E conferido apenas no início da noite de 5 de outubro. Até lá, pelo menos um tantinho de dúvida persistirá.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo