AssembleiaCidadaniaEstado

DISCRIMINAÇÃO. Autoridades de segurança também se aliam à luta liderada por Frente Parlamentar da AL

No encontro da Frente Parlamentar, a presença de autoridades de segurança do Estado
No encontro da Frente Parlamentar, a presença de autoridades de segurança do Estado

Mais uma reunião da Frente Parlamentar contra a Discriminação, no Rio Grande do Sul, aconteceu nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. O encontro teve a presença de autoridades estaduais de segurança pública, que explicaram sua atuação em relação ao tema.

Para saber mais, acompanhe material da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, coordenador do grupo, no parlamento gaúcho. O texto e a foto são de Tiago Dias. A seguir:

Frente Parlamentar ouve ações da segurança no combate ao preconceito

A reunião da Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e outras formas de Discriminação da Assembleia Legislativa do RS, realizada nesta quarta (23), contou com a presença de representantes da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Coordenado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o encontro contou com a delegada de polícia Patrícia Sanchotene e o comissário Luiz Felipe Teixeira.

Conforme a delegada, a SSP tem atuado em ações objetivas para enfrentar o preconceito e na capacitação dos agentes da segurança, orientando a atuação policial frente a grupos vulneráveis. “Trabalhamos na formação dos servidores, logo quando ingressam nas instituições vinculadas, para lidar especialmente com os casos de racismo, homofobia e crimes contra as mulheres”. Nestas capacitações, a Secretaria da Segurança atua em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Para o deputado Valdeci, a discussão da temática fortalece o enfrentamento. “Precisamos que mais pessoas discutam sobre o preconceito e a discriminação. Só assim vamos poder tratar do tema com mais ênfase perante as instituições”, disse. “Sem a discussão, sem o debate com a sociedade não se muda nada. As polícias não existem isoladas da sociedade. A carga cultural é grande e precisamos abandoná-la, ainda mais quando entramos no serviço público”, comentou Luiz Felipe.

A presidente da ONG Igualdade RS, Marcelly Malta, saudou as iniciativas do governo do Estado em designar uma ala exclusiva para travestis no Presídio Central de Porto Alegre e a pioneira criação da Carteira de Identidade com Nome Social. “A ala no Presídio Central evita os abusos que ocorriam anteriormente e a carteira social dá a liberdade de sermos quem nós somos, sem constrangimentos”, comenta Marcelly.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo