ComportamentoCrônica

BOEMIA E… Atílio Alencar e os bares que se foram. Mas, o que mesmo apareceu, no lugar que era deles?

“…Ou então viram seu público migrar, na medida em que renovam-se as gerações e aumenta a suscetibilidade ao apelo publicitário, para bares que guardam muito pouco do espírito comunitário dos tradicionais pontos de encontro, e que substituem o charme espontâneo do botequim por um apelo estético superficial e preços exorbitantes.

Claro, os tempos mudam, e é natural que algumas coisas percam sentido e adesão. Mas perambular pelas ruas de Santa Maria e encontrar tão poucos bares de caráter popular no centro – o Café Cristal continua, mesmo repaginado, sendo relativamente fiel à sua história – e confirmar esta mesma realidade quando vou à Cachoeira do Sul, não deixa de ser uma experiência melancólica.

O antigo Bar do Garça, que antes ficava na esquina da Praça dos Bombeiros, hoje está reduzido a um cubículo quase impraticável. Foi despejado do seu ponto histórico para dar lugar a uma boate com nome de boteco, especializada em sertanejo universitário – seja lá o que isso quer dizer. O charmoso...”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Onde andam os bares da vida?”, de Atílio Alencar. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio todas as quartas-feiras

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo