Arquivo

Talismã.Por que todos querem Lula, inclusive em SM. E a luta dos que gostariam, mas não o têm

Confira, antes, nota publicada pelo comentarista político Josias de Souza, refletindo sobre reportagem publicada originalmente no jornal Folha de São Paulo. Lá embaixo, o meu comentário – a justificar o título desta nota – trazendo o tema para a boca do monte.

 

“Aliados do Planalto lideram em 20 das 26 capitais

 

A prevalecer a tendência esboçada nas pesquisas de opinião, Lula (foto da Agência Brasil) fará barba, cabelo e bigode nas eleições municipais de 2008. Noves fora Brasília, onde não há eleição para prefeito, aliados de presidente despontam como favoritos em 20 das 26 capitais do país.

 

Deve-se a reunião dos dados ao repórter Adriano Ceolin. Ele anota que, em 2004, o número de prefeitos governistas eleitos não passou de 11. Não é à toa que, em pelo menos 15 capitais, os candidatos se engalfinham ora para ter o apoio de Lula ora para evitar que os rivais o tenham.

 

Ganha uma porção de pré-sal o brasileiro que for capaz de apontar um mísero candidato que esteja fazendo campanha vergastando Lula. O Brasil das eleições municipais tornou-se um inusitado país sem oposição.”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: é evidente que, quem pode, busca colar a própria imagem à do Presidente da República. Lula (na foto de Roosewelt Pinheiro, da Agencia Brasil), é o que se imaginava, está fazendo candidaturas governistas favoritas amassarem os adversários municipais e as magrelas engordarem, no país inteiro.

 

No caso santa-mariense, a aliança de oposição, liderada pelo peemedebista Cezar Schirmer, não pode se utilizar da imagem presidencial. Tanto por razões legais (Lula é do PT, não do PMDB, e aqui os partidos são adversários) quanto pelo condomínio formado, e que reúne inclusive viscerais inimigos do presidente, como PSDB e DEM, para ficar nos mais específicos. E no próprio PMDB santa-mariense visceja um sentimento anti-Lula e anti-PT (tem até pelo menos um candidato que se coloca desta forma, na pagina que mantém na internet). Portanto, é inviável fazer a relação.

 

Mas adoraria, é o que confessam uns e outros, à boca pequena. A saída? Como já escrevi aqui, dizer que o PMDB é governo e, especialmente, o PP também é – inclusive tendo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, titular da pasta de origem de boa parte dos recursos do PAP. Vai funcionar? Não se sabe. Mas é uma tentativa de, indiretamente, ficar próximo de Lula, o talismã.

 

De outro lado, o PT deita e borda com a imagem de Lula – que não está de corpo presente exatamente porque há aliados governistas no sentido contrário. E o Presidente quer se preservar. Mas traz Dilma Rousseff, a suposta candidata do gosto presidencial. E vai ver no que vai dar. Ainda não há (pelo menos até o momento em que escrevo) pesquisa minimamente confiável para se aferir algum tipo de tendência.

 

De todo modo, no restante do país, Lula é querido, e põe querido nisso. Já aqui, há controvérsia. Mas é uma das (a principal, aliás, junto com o prefeito Valdeci Oliveira) principais armas, ou a principal, do conjunto oposicionista liderado pelo petista Paulo Pimenta.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras notas publicadas pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo