EconomiaSanta Maria

ADESM. Agência de Desenvolvimento de Santa Maria completa três anos de fundação e projeta ações futuras

POR MAIQUEL ROSAURO

A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) completa três anos de atividades nesta sexta-feira (18). Embora o período seja curto, a entidade, através de muito trabalho, tem demonstrado sua vocação em prol desenvolvimento de Santa Maria.

Abaixo, na matéria da assessora de comunicação da ADESM, Marielle Flores, conheça algumas das principais ações realizadas pela entidade:

ADESM: 3 anos e muitos motivos pra comemorar

Neste dia 18, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria completa 3 anos de fundação. Idealizada por pessoas que sonhavam – e continuam sonhando – com uma Santa Maria melhor para se viver, a ADESM é hoje uma realidade construída por meio da articulação entre o Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial, Associações afins e Voluntários da Sociedade.

Segundo o Diretor Presidente da Agência, Vilson Serro, é difícil destacar as ações mais relevantes, mas o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município, elaborado pela ADESM junto à sociedade, agrega grande parte destas conquistas:

– Diversas propostas contempladas no Plano Estratégico já foram concretizadas e são muito importantes para o desenvolvimento do município, como o reconhecimento de dois Arranjos Produtivos Locais (APLs Metalmecânico e Tecnologia da Informação), a inauguração do Santa Maria Tecnoparque e a consolidação do Polo de Defesa.

Vale destacar também o material bilíngue de divulgação de Santa Maria produzido pela ADESM. O conteúdo da revista pode ser baixado no site da instituição em português-inglês, português-espanhol, português-alemão e português-chinês. O material é distribuído a empresários e investidores, buscando atraí-los para instalarem-se no Município.

O “Santa Maria em Dados” também é um importante projeto da ADESM para Santa Maria. O site traz informações e dados sobre o Município, organizados em um único sistema, disponível para acesso de toda a população. O material foi dividido em oito módulos que subdividem-se em 30 subgrupos que disponibilizam mais de 210 tabelas com dados de Santa Maria e região. Para este ano está prevista uma atualização dos dados, que já está em andamento (acesse www.santamariaemdados.com.br).

Inauguração do Parque Tecnológico foi um dos momentos marcantes destes três anos de ADESM
Inauguração do Parque Tecnológico foi um dos momentos marcantes destes três anos

2014: um ano de muito trabalho pela frente

Com o Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) em mãos, é hora de realizar o monitoramento e articular as ações propostas. Para isso, a ADESM dará continuidade às reuniões dos Fóruns Temáticos e Grupos de Trabalho do Movimento A Santa Maria que Queremos, que passam a ter um coordenador para cada FT e GT.

As atividades incluem ainda ações para potencializar o Polo de Defesa e o Polo de Turismo, articular o Polo Aeroespacial, continuar apoiando o APL de Tecnologia de Informação e Comunicação e também o APL do Setor Metalmecânico, auxiliar o Santa Maria Tecnoparque, realizar a entrega do Plano Estratégico de Desenvolvimento aos candidatos a deputado pela região, participar da realização da Semana Global de Empreendedorismo, atuar junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, articular a criação de um Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, produção de um novo vídeo de divulgação de Santa Maria, entre outras atividades.

Dentre as ações previstas para o Polo de Defesa, no mês de novembro será realizado um Seminário Internacional de Defesa.

Para saber mais sobre as ações previstas para o ano de 2014, acessa www.adesm.org.br e confira uma apresentação.

Depoimentos Integrantes Conselho Superior – Agência de Desenvolvimento de Santa Maria

Instalação Polo de Defesa SM
Instalação Polo de Defesa de Santa Maria

Augusto Frederico Kirchhein – Diretor ULBRA Santa Maria
“A ADESM, por reunir lideranças dos diversos setores, além de propor e planejar alternativas para o desenvolvimento do município, merece todo o nosso reconhecimento por ter criado um raro espaço de diálogo e tomada de decisão. Sem o encontro, sem a manifestação das ideias, sem acesso ao conhecimento da realidade e demandas, convergindo tudo para ações propositivas, não há avanços econômicos e sociais. Vejo que a Agência ao longo destes anos vem se firmando como uma importante entidade articuladora e facilitadora de sinergismos pró Santa Maria.”

Caio Jordão – Presidente COREDE Central
“Encontrar alternativas de desenvolvimento tem sido objeto de mobilização comunitária nos mais diferentes municípios e regiões do nosso país na atualidade. Somos responsáveis por este momento e parte desta história. Não podemos apenas sonhar, desejar e querer, sem contribuir com nossa parte. Os desafios são muitos e somente podemos superá-los se existir uma organização capaz de mobilizar os atores locais e regionais para a construção conjunta de estratégias, programas e projetos que possam dinamizar o desenvolvimento econômico, estrutural, social e institucional, deixando de lado as diferenças e realizando um trabalho que possa envolver e unir o setor público, iniciativa privada, universidades e sociedade civil organizada, na busca da melhoria dos índices de qualidade de vida da população.

Este é exatamente o papel da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, a qual neste curto espaço de tempo em atividade já apresentou diversas ações que num futuro próximo, com certeza, irão modificar a situação socioeconômica de Santa Maria e região, onde, entre tantas, podemos destacar o Planejamento Estratégico de Santa Maria denominado “A SANTA MARIA QUE QUEREMOS”, o reconhecimento de dois Arranjos Produtivos Locais (APLs) do setor Metal Mecânico e Tecnologia da Informação e o Santa Maria Tecnoparque. Com certeza, sem a presença da ADESM, todas estas ações dificilmente teriam sido implantadas. Parabéns, ADESM, pelos 3 anos de muito trabalho em favor do desenvolvimento de Santa Maria e Região.”

Carlos Costabeber – Presidente do Conselho Superior/Empresário
“A ADESM foi uma decisão corajosa, já que havia um espaço a ser preenchido, no tocante ao planejamento do futuro de Santa Maria. Vivemos um momento de fortes mudanças sociais e econômicas em todo o mundo, e a nossa cidade esta fora do radar global. Por isso, precisávamos de uma nova atitude, uma nova visão, um novo caminho para o nosso futuro. Os resultados ainda são pequenos, mas estamos conscientes de que o trabalho só esta começando. Já conseguimos vislumbrar melhores dias para a nossa Santa Maria.”

Cezar Schirmer – Prefeito de Santa Maria
“A criação e a eficaz e positiva ação da ADESM é o feliz resultado da união e da parceria entre a força indutora da Prefeitura Municipal e a responsabilidade social e o compromisso comunitário da iniciativa privada local. Tenho certeza que, além da valorosa contribuição da ADESM nestes três anos de existência, no futuro, terá como foco, cada vez mais – pois esta é a sua razão de ser – ações em favor do enfrentamento de gargalos que dificultam o nosso crescimento, na busca de novos investimentos e no apoio às empresas locais, para despertarmos as imensas potencialidades do desenvolvimento de Santa Maria e da região.”

Plano Estrategico de Desenvolvimento é uma das conquistas da ADESM
Plano Estrategico de Desenvolvimento é uma das conquistas da Agência de Desenvolvimento de SM

Gen. Div. Geraldo Antônio Miotto – Comandante da 3ª Divisão de Exército em Santa Maria
“- A ADESM tem servido como ponto de apoio para empresas nacionais e estrangeiras que vem a Santa Maria em busca de parcerias e negócios em diversas áreas.
– A ADESM tem importante participação na consolidação do Polo de Defesa de Santa Maria.
– A ADESM tem importante participação na realização da reunião anual do COMDEFESA em Santa Maria, que demonstrou ser um catalizador das indústrias de defesa na área da região centro do estado.”

Irani Ruppolo – Reitora do Centro Universitário Franciscano
“Sobre a contribuição da ADESM para a cidade e a região há diversos aspectos a serem considerados, entre os quais vale pontuar:
– Representantes de organizações sociais estão se comunicando melhor, encontram-se mais próximos, estão interagindo em reuniões e fóruns, discutem ideias, expõem seu pensamento sobre situações e necessidades da cidade, desejos de melhorias;
– O documento denominado Plano Estratégico reúne projetos, ações em execução e possibilidades futuras. Desperta para a importância de se planejar a cidade;
– A ADESM tem sido um órgão que subsidia entidades, o poder público e a sociedade no sentido de direcionar objetivamente para grandes projetos em vista do desenvolvimento das pessoas, das organizações e do município”

Jorge Pozzobom – Deputado Estadual
“O escopo de desenvolvimento local e regional é pautado por metas claras e objetivas, mas para atingir o resultado final é imprescindível um planejamento estratégico e foi exatamente este planejamento a maior contribuição que a Adesm trouxe para Santa Maria e região. Somos, dos 497 municípios gaúchos, o único que possui um conjunto completo de dados e informações que farão com que nós percorramos o caminho correto. Portanto, se nos foi dada a direção, devemos fazer a nossa parte. Eu estou e estarei sempre a disposição desta Agência para juntos efetivarmos o desenvolvimento da nossa cidade e, por consequência, da nossa região”.

Leonardo Veiga – Representante dos Associados Colaboradores/Empresário
“A criação da ADESM foi marco para Santa Maria e região e sua repercussão positiva em nossa história será comprovada com o passar dos anos. Os resultados de seu trabalho já podem ser evidenciados hoje, porém, a maior parte de suas ações ainda terão resultado a médio e longo prazo e certamente contribuirão para o desenvolvimento de nossa região.”

Nilza Zampieri – Presidente do Santa Maria Tecnoparque
“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade (Raul Seixas).A Adesm foi um sonho que algumas pessoas acreditaram que era possível realizar e que o único caminho era juntar os sonhos e construir o caminho para um real desenvolvimento da nossa Santa Maria, pensando na cidade para o presente e para o futuro, numa cidade boa para se viver. Tendo presente que o caminho é longo e com muitos espinhos, muitos desafios, quebra de paradigmas, retrocessos e grandes aprendizagens que requer tempo, cooperação, determinação e foco para se alcançar os resultados almejados, mas necessário para alcançar o principal objetivo sonhado. “Uma Santa Maria Articulada, Inovadora e Feliz.”

Valdeci Oliveira – Deputado Estadual
“A Adesm, gradativamente, vai consolidando na cidade a cultura de se pensar para frente, de se pensar grande e de se pensar sem ranços. A instituição unifica e agrega quem atua de fato por uma cidade mais desenvolvida e que ofereça oportunidades para todos. Sou um entusiasta deste projeto e me deixa muito feliz ver que resultados importantes e concretos, como a implantação do Parque Tecnológico, já puderam ser alcançados em pouco tempo. Nossa cidade caminha para ser uma referência em empreendedorismo e em inovação e essa condição tem muito a ver com a determinação com que a Adesm, através da sua direção, associados e equipe, desempenha suas atividades. A Adesm demonstra concretamente que as chances de êxito e de futuro são sempre maiores, quando se atua coletivamente e com parcerias.”

Werner Rempel – Presidente da Câmara de Vereadores
“A ADESM se empenhou, convocando toda a sociedade local, em fazer um amplo diagnóstico da nossa situação municipal. Todas as áreas da atividade humana, quando apresentam problemas, podem impactar o nosso desenvolvimento (entendido no seu sentido amplo). Através da discussão, do processo de aquisição de consciência, a ADESM se propõe a ser um instrumento para o nosso desenvolvimento. Congregar é fundamental, transformar a complexidade das visões da sociedade em um consenso possível é imprescindível. A ADESM conquistou seu lugar entre nós e devemos apoiá-la sem reservas.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo