InternetJudiciário

REDE SOCIAL. Só turcos ganham de brasileiros em pedidos judiciais de remoção de mensagens no Twitter

Só os turcos estão na frente dos brasileiros, em pedido de remoção de mensagens
Só os turcos estão na frente dos brasileiros, em pedido de remoção de mensagens

Tivemos, outro dia, o caso da ex-Miss Brasil, a médica dermatologista Rafaela Zanella. Ela recebeu R$ 30 mil de INDENIZAÇÃO por dano moral provocado por um médico que a ofendeu no Feicebuqui. Em algum momento, os que não têm coragem de falar cara a cara e preferem a covardia das redes sociais perceberão sua insignificância. Afinal, os cidadãos, aos poucos, começam a perceber que a Justiça pode resolver o problema – não importa o tempo que demore.

Agora, por exemplo, vem uma notícia divulgada por outra rede social grandona, o Twitter. A própria empresa fez as contas e descobriu que o Brasil só perde para a Turquia em ordens judiciais para remoção de textos injuriosos. À frente dos norte-americanos, por exemplo, como você confere no material originalmente publicado pelo portal especializado Consultor Jurídico.A reportagem é de Leonardo Léllis. A seguir:

Brasil é segundo país com mais ordens de remoção de conteúdo do Twitter

O Brasil é o segundo país com o maior número de ordens judiciais de remoção de mensagens publicadas no Twitter, segundo relatório da própria rede social. Com 27 decisões cumpridas, o país fica só atrás da Turquia, onde a rede social atendeu a 328 determinações no segundo semestre de 2014. Os Estados Unidos estão em terceiro lugar, com seis ordens judiciais de remoção.

Na Turquia, as decisões apontavam para violação de direitos pessoais a difamação de cidadãos ou oficiais do governo. Em março do ano passado, o então premiê conservador Recep Erdogan (hoje presidente) chegou a determinar o bloqueio do Twitter no país em meio a denúncias de corrupção. O Twitter recorreu em mais de 70% dos casos, alegando sobretudo interferência na liberdade de expressão, mas suas objeções prevaleceram em cerca de 5% das vezes.

Aqui no Brasil, o contexto político também catalisou as decisões judiciais contra conteúdos publicados no Twitter. De acordo com o relatório semestral da rede social, das 27 ordens emitidas pela Justiça, 18 delas estavam relacionados às campanhas eleitorais.

Os dois países também lideram o ranking do chamado “conteúdo retido”, em que a mensagem fica indisponível apenas em um território específico. Na Turquia, 1.820 mensagens foram bloqueadas no país. No Brasil, isso aconteceu com 101 publicações. Os números incluem mensagens que foram posteriormente desbloqueadas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo