Artigos

Lançadas as sementes de uma indústria de defesa em Santa Maria – por Carlos Costabeber

Há exatamente 3 anos, o então Ministro da Defesa, o santa-mariense Nelson Jobim, fazia uma visita oficial à Base Aérea e à 3ª Divisão de Exército.

Lembro perfeitamente de que o seu primeiro compromisso foi num auditório da BASM, onde foi-lhe entregue um óculos para visão noturna, para que (somente ele) pudesse ler uma mensagem de boas vindas.

Depois de ler o texto, o Nelson falou: “O Brasil não pode depender da importação de tecnologias militares. Temos de desenvolver nossa própria indústria de defesa, como a produção desse óculos de visão noturna”.

Visionário, o Nelson foi o mais importante Ministro da Defesa do Brasil… disparado!

E Santa Maria está sendo beneficiada pelas ideias e decisões tomadas pelo Nelson.

Graças ao seu PLANO NACIONAL DE DEFESA aprovado pelo Congresso e pelo Presidente Lula, nos tornamos a “Capital dos Blindados”, com importantes resultados para a cidade no curto, médio e longo prazos.

Com isso, o Exército investiu no Centro de Instruções de Blindados, e trouxe do Rio de Janeiro o 1º Regimento de Carros de Combate para Santa Maria.

Mais recentemente, foi aprovada a criação de um Centro de Adestramento e Avaliação, que reunirá um uma nova Unidade lá no Boi Morto, todo o programa de simuladores do Exército. Um projeto de amplitude equivalente ao desenvolvido pelos países do 1º mundo.

E é justamente esse o ponto-chave desse artigo: SIMULADORES !

Por isso, a importância estratégica da visita do General Mayer (Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia) a Santa Maria, para assinar um convênio entre a UFSM e o Exército, para o desenvolvimento de tecnologias na área de simuladores.

Um evento histórico!

Devemos a alguns santa-marienses importantes, a concretização desse sonho!

Além do Nelson Jobim (o “pai” de tudo”), credito grande responsabilidade ao General Bolivar (Comandante Militar do Sul), ao Reitor Felipe Muller, ao Prefeito Cezar Schirmer, ao Vilson Serro (Presidente da Agência de Desenvolvimento), e à Profª Nilza Zampieri e seu grupo da UFSM.

Devo destacar também o trabalho obstinado dos generais (todos gaúchos), que à frente da 3ª DE, levaram essa bandeira à frente: Araken, Etchegoien e Miotto.

Por isso estou tão otimista !

E por isso estou escrevendo esse texto !

É que a maioria absoluta dos santa-marienses e boa parte da nossa imprensa, não tem ideia da dimensão do que está sendo feito.

Estou muito feliz, porque vejo as LIDERANÇAS LOCAIS TRABALHANDO DE FORMA SINTONIZADA – algo que jamais presenciei em meus 40 anos atuando nas entidades de classe da cidade.

Para reforçar esse entusiasmo, estaremos INAUGURANDO até o final do ano, o nosso TECNOPARQUE ! Uma estrutura fantástica, que está em fase de conclusão no Distrito Industrial – graças à Prefeitura, à UFSM, à Agência de Desenvolvimento e ao Banco Mundial.

Acredito que teremos ainda, alguns desdobramentos muito importantes:

(1) A tecnologia aqui desenvolvida para simuladores será DUAL, isso é: terá emprego tanto na área militar, como em atividades civis;

(2) Estou convencido de que a FORÇA AÉREA, por uma questão operacional e de emprego conjunto com Exército, se juntará em breve a esse ambicioso Programa.

(3) A construção da fábrica da alemã KMW, será uma referência tecnológica no desenvolvimento de blindados; e

(4) O reconhecimento pela Federação das Indústrias (FIERGS) da nossa importância estratégica, com a realização já no próximo mês, de uma reunião em Santa Maria do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança do Rio Grande do Sul.

Por isso, de cadeira, posso garantir: SANTA MARIA SE TORNARÁ UM IMPORTANTE POLO BRASILEIRO DA INDÚSTRIA DA DEFESA.

Os programas em andamento, além de uma indústria de ponta, gerará riquezas para a cidade, e proporcionará a retenção dos jovens talentos formados pelas nossas universidades.

Vocês se deram conta da dimensão disso tudo??????????????????????

Parabéns a todos que, de uma maneira ou outra, se envolveram nessa histórica missão!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo