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Crítica demolidora à imprensa e “pseudos” formadores de opinião de SM – por Paulo Ceccim

(PARTE DO DISCURSO DE PAULO ROBERTO ABELIN CECCIM, AO SER EMPOSSADO PRECIDENTE DA CACISM, EM 15 DE DEZEMBRO DE 2009. O TEXTO TRATA EXCLUSIVAMENTE DA MÍDIA DE SANTA MARIA)

 “…A imprensa de Santa Maria tem um papel fundamental na busca da Santa Maria que queremos:

Organizada… verde… iluminada…. com calçadas decentes… com ruas largas.. com sistema viário planejado.. com sistema coletivo de qualidade atendendo verdadeiramente nossas necessidades…com parques…  quadras esportivas… com a cultura cada vez mais intensa e presente.. por exemplo com museus abertos sem preguiça nenhuma dos seus administradores nos finais de semana…. tendo com isto, um povo que tenha orgulho e que faça sua parte preservando os patrimônios e bens públicos da cidade.                                       

Os veículos de comunicação de Santa Maria na sua grande maioria, alíás aqui representados por diretores e profissionais de imprensa, no que desde já agradeço, pelo prestigio,  como a sra Zaira de Grandi, Cláudio Zappe, Alexandre de Grandi, Gilson Piber, Airton do Amaral, Vicente Paulo Bisogno, Valdemar Roveda, Renato Oliveira, Alcides Zappe, Souvenir Machado, prof Adalberto Meller, presidente da recém criada TV Santa Maria e que tem este compromisso e objetivo de sempre respaldar e destacar as coisas boas que acontecem em Santa Maria sem nenhum sensacionalismo!! Sem querer, como diz, jogar para a torcida, pois no final todos fazem parte da mesma engrenagem.

E as estes veículos devemos sempre apoiar/prestigiar e respaldar seu trabalho e crescimento.

Mas existem sempre as exceções, aqueles que se fazem de chapeuzinho vermelho… de vovozinha…mas não verdade são o lobo mau!!

Peço para exemplificar, matéria de capa em dois jornais da cidade nos dias  21 e 22 de novembro deste ano.

(NOTA DO EDITOR: neste momento, durante a leitura do discurso, um painel mostra para a platéia as capas dos jornais A Razão e Diário de Santa Maria)

Primeiro o jornal A Razão com o título “VAI FICAR MAIS FÁCIL INVESTIR EM SANTA MARIA”, numa matéria alusiva à municipalização do Distrito Industrial, numa ação efetiva e determinada do prefeito Schirmer, do Distrito Vivo, com total apoio da Cacism

Mostrando uma iniciativa positiva, importante e fundamental para a cidade!!!!

Já o outro jornal colocou a seguinte manchete de capa

“QUANDO O CDM NÃO TEM ESPAÇO PARA O DESPORTO!!”

Matéria, como disse, de capa, tentando  criar polêmica/intriga junto aos usuários do CDM em função da realização da Feisma naquele local entendendo ser esta estrutura voltada exclusivamente  para o esporte, desconsiderando as parcerias / lei municipal e todo o investimento já feito por esta entidade para que existisse aquela estrutura para que a população pudesse utilizá-la como hoje o faz, durante a maior parte do tempo do ano e desconsiderando este jornal o investimento que está sendo feito pela prefeitura municipal para deixar o lugar modelo e em condições de receber importantes eventos, além de ampliar áreas para a pratica do esporte.

Aliás este jornal continua a cometer um erro que entendo da maior falta de respeito com as pessoas, que é o de ligar para os nossos celulares sem identificar o seu número. Eu, pessoalmente, não recomendo que atendam a qualquer ligação com número bloqueado.
Entendo que esta medida deva sempre existir por parte de um veículo que queira agir com transparência e não com soberba.

Isto sim (MOSTRANDO A CAPA NO PAINEL) que é exemplo de  marketing!! que é vender mais jornal!! Para o veículo deve ter sido bom!! E para a cidade??

As pessoas são absolutamente maravilhosas, capazes e competentes em apontar erros, em ter apenas as suas verdades.

A grande maioria é absolutamente, e virtualmente falando, composta de preguiçosos que, como disse, só sabem apontar os erros, que nem filho malcriado que quer tudo na boquinha pois nunca colocam a cara em nada em termos de coletividade.

Não dêem (eu pelo menos não dou) atenção alguma aos pessimistas de plantão; àqueles que jogam e opinam de acordo com o time que esta ganhando, que nada fazem ou trabalham pensando na cidade como um todo.

Isto também se faz muito presente em vários pseudos formadores de opinião que tem espaço na imprensa e só tem, como habilidade e qualidade, diminuir o trabalho dos  que arregaçam as mangas se dispondo a fazer junto à comunidade ações que representem melhorias.

Repito: temos que trabalhar em cima das nossas convicções e não dos achismos de quem só sua a camisa em sala com ar condicionado estragado!!!!
Nossa entidade, durante esta gestão, será sim apoiadora e parceira da imprensa que quer esta cidade resolvida…. e não daqueles que vêem nisso mais oportunidades de receita através da intriga…”

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2 Comentários

  1. Tenho que discordar de alguns apontamentos de Paulo Ceccim. Entendo sua revolta com algumas abordagens dos jornais. Compreendo a preocupação e também não concordo com matérias que tenham como foco somente “criar intrigas”. No entanto, considero que os DOIS jornais da cidade às vezes produzem matérias sensacionalistas. Já vi reportagens sensacionalistas do Jornal A Razão e do Diário. Não posso concordar que um seja enquadrado como “aquele que joga para a torcida”. Ao meu ver, dependendo da situação e dos interesses, os dois fazem isso. No exemplo dado acima por Ceccim, ao meu ver, há equívocos nas duas reportagens. Entendo que os dois jornais deixaram de ouvir os dois lados das notícias. Se o Diário pecou por não dar a outra versão sobre o CDM, informando sobre o projeto da Cacism e o Centro de Eventos, a Razão também pecou somente por festejar o Distrito Industrial e a Prefeitura sem o menor senso crítico, sem ao menos ouvir outro lado desse investimento “fácil” em Santa Maria. Dar somente o lado bom também não é profissional.
    É muito fácil criticar a mídia apelando para o argumento fácil de “pessimistas” contra “desenvolvimentistas”; isso é desconhecer o funcionamento do jornalismo, que, é claro, não pode servir para somente apontar erros; nisso concordo com Ceccim. Mas não pode haver dois pesos e duas medidas. Eu testemunhei o Diário fazer uma campanha pelos mercados abertos, ação fortemente apoiada pela Cacism. Nessa ocasião, a Cacism não deve ter ficado descontente com o Diário. Pois é. É bom lembrar também que não são somente os empresários da cidade que “arregaçam as mangas” para melhorar Santa Maria. É preciso sim criticar a mídia de SM – rádios também – e provocar o debate. Um debate sério, sem maniqueísmos, sem bons e maus, pessimistas ou progressistas.

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