Arquivo

EXCLUSIVO. Até julho,vai mudar de novo a direção da Fatec. Rogério Koff deixará a presidência

Ainda no olho do furacão, em função da Fraude no Detran, a Fatec, principal fundação de apoio à Universidade Federal de Santa Maria, vive outra vez o processo de mudança de direção. Antes, inclusive por força de determinação judicial, o reitor Clóvis Lima demitiu os dirigentes principais. O conselho da Fatec elegeu então, entre outros diretores, o presidente. No caso, Rogério Koff (foto)- também diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM.

 

Pois, agora, Koff e todos os demais integrantes da direção que fizerem parte do corpo funcional da UFSM terão que deixar os cargos. A razão: decreto do Governo Federal que proíbe terminantemente a realização de convênios das instituições com as fundações dirigidas por gente a elas ligadas. No caso específico de Santa Maria, a manter-se o atual modo de funcionamento, a Fatec simplesmente deixaria de existir, perdendo a sua razão de ser, que é apoiar e facilitar as atividades da Universidade e sua relação com o “mundo exterior”.

 

O prazo para a adequação ao decreto governamental encerra em julho. Até lá, a direção será trocada. Assim como o próprio estatuto que rege as atividades da Fatec. Rogério Koff, com quem conversei ontem, garantiu que a mudança estatutária já é objeto de discussões internas. Será apresentado um projeto às instâncias de deliberação internas da Fatec e, depois de aprovado, enviado ao Conselho Universitário da UFSM – que é, legalmente, o responsável pela oficialização de qualquer ato da fundação.

 

A tendência, porém, é a profissionalização. O que é óbvio, na medida em que ninguém da UFSM poderá dirigir a Fatec. Como serão contratados os dirigentes e quem vai definir o presidente futuro? Exatamente o Estatuto, a ser apreciado e chancelado pelo Conselho Universitário da UFSM.

 

O certo é que não demora. Do contrário, a Fatec e todos os seus convênios estarão irremediavelmente inviabilizados. Quanto a Rogério Koff, até poderá participar de alguma forma da fundação, mas não com função diretiva. E, assim, voltará sua atenção integral ao Centro de Ciências Sociais e Humanas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo