Claudemir PereiraJornalismo

JORNALISMO. Santa Maria, cidade de intocáveis (final). E a chantagem emocional. É isso. E a quitanda

Se você começou pelo fim – há quem prefira, e precisa ser respeitado – tudo bem. Mas sugiro, antes de prosseguir, que confira os três textos anteriores, pela ordem de publicação. Só assim entenderá, penso, mais facilmente o que se lerá a seguir.

Esses textos são escritos quase como uma autoproteção. Obviamente, dada a carga emocional dos últimos dias, em que o exercício livre do jornalismo (pelo menos neste sítio) foi prejudicado, o editor tomou algumas atitudes. Que garantam, pelo menos, o sossego de sua família.

Mas, questões de natureza pessoal a parte, esses textos são, antes de tudo, uma lisonja aos poucos santa-marienses que fazem efetivo jornalismo. Sim, o editor não é o único. Talvez seja apenas o mais conhecido.

Então, que se faça justa homenagem a um profissional que preza o juramento feito, e que tem o jornalismo no DNA. No caso, o jovem e talentoso Maiquel Rosauro. Ele é fonte de vários dos furos já dados pelo sítio. Até o início deste mês, o principal fora o anúncio (negado e com direito a nota – paga – furibunda nos jornais diários da cidade), com dois anos de antecedência, da decisão das irmãs franciscanas de implantar o curso de Medicina.

Agora, porém, ele não foi fonte, mas autor. Na tarde de 5 de fevereiro, publicou as notas mais lidas do mês. E que, por conta de uma sucessão de constrangimentos e de uma clara chantagem emocional, foram retiradas do sítio. O Maiquel entendeu. E até foi chamado a tratar desse assunto em foro oficial, que não vem ao caso agora relatar. Pelo menos não por enquanto.

Mas o editor fez ao excelente repórter uma promessa (algo que NUNCA deixa de cumprir): “nós voltaremos a publicar as notas. Inclusive porque elas são o mais puro jornalismo. E não têm qualquer erro.” Tanto que, veja só, fruto da repercussão (mesmo depois de retiradas) no sítio, mereceram espaço em outros veículos da mídia tradicional. Inclusive no DSM e no jornal Zero Hora, sem falar no portal R7, do grupo Record (os links estão em poder do editor, se for o caso).

Pois bem, faremos um pouco mais do que simplesmente republicar. Elas estão, DE NOVO, no mesmo lugar e na MESMA HORA (AQUI e AQUI) em que foram publicadas, no dia 5 de fevereiro. Estão lá, na íntegra. Podem ler. Ou reler, se for o caso.

Muito obrigado, Maiquel, por ter feito o que todos deveriam fazer: jornalismo. Simplesmente.

Aliás, esse é o compromisso inarredável deste editor e do sítio: seguiremos fazendo JORNALISMO. Ou mudaremos de ramo. A quitanda ainda parece ser a melhor ideia.

EM TEMPO: acabo de ser informado (16h39) que o material assinado pelo Maiquel Rosauro, naquele dia 5, foi reproduzido na Rádio Imembuí, com os devidos créditos ao profissional e ao sítio. Feito, assim, o acréscimo necessário.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

24 Comentários

  1. Nesta história não existem “Eminências Pardas” e sim pretensos eminentes; provavelmente covardes que ao depararem-se com a decência, irmã das competências; tentaram como de hábito conspurcar ! Não conseguiram porque as mentes brilhantes e honestas do jornalismo local e deste site já provaram não negociar com embusteiros e sim comprometimento com a verdade e o fato. Parabéns Claudemir e Maiquel.

  2. Claudemir
    Tem uma coisa que custo a entender: Por que ameaçar o jornalista? Tu foi, de alguma forma, agente desta situação? Ou tu apenas publicou algo já público? Sim, a sentença é tão pública que até eu a tenho em casa. E mais, quem paga o alto salário do cidadão em questão não é o dinheiro público? Então como que alguém vai querer que fatos relacionados ao seu desempenho enquanto gestor público sejam secretos?
    Mas, enfim, isto só ratifica minha tese de que, urgentemente, a Câmara de Vereadores deve fazer uma CPI sobre o caso da boate. Temos que identificar os erros e corrigir procedimentos para assegurar à sociedade que um erro fatal desse tipo nunca mais acontecerá.

  3. Os relatos constantes nos textos são no mínimo revoltantes. Parabéns Claudemir pela tua coragem e profissionalismo. Todos os que gostam da verdade estão contigo e, sinceramente, não poderíamos espera algo diferente vindo de ti. Parabéns pelo trabalho.

  4. É isso aí, Claudemir e Maiquel. Parabéns pra vocês pela coragem, cara!!
    A gente precisa de mais heróis que defendam a verdade e encarem os “grandes”, as convenções e as corporações, para não termos que precisar depois de heróis que tirem gente das chamas…

  5. Comentarista “habitual” deste site fazendo auto blindagem. Nem precisava é fake mesmo.
    Pode também ser um rato pulando do navio.

  6. Leio e participo desde a faculdade e digo, é um sítio que tem seu diferencial em fazer Jornalismo. Eu sei como agem os “censores”. Parabéns aos dois.

  7. Desta vez estes covardes retrógrados deram azar. Pegaram pesado com alguém realmente comprometido com a profissão que escolheu. Tiveram a resposta merecida e justa.
    Mas estes antidemocratas continuarão por ai, tentando exercer este poder que pensam ter. O pior é que em muitas vezes obterão êxito.
    Continuarão vivendo na SUCUPIRA que tentam reproduzir em Santa Maria.
    Minha solidariedade ao Claudemir e o Maiquel, mas junto com ela uma cobrança, sigam neste caminho pois do contrário será bem complicado para o nosso direito à informação em Santa Maria.

  8. Parabéns, Claudemir, pela coragem em divulgar isso que chamas de “chantagem emocional”. É inacreditável que ainda haja esse tipo de gente, querendo calar a imprensa na base da ameaça. Como dito aí nos comentários anteriores, o tempo da ditadura já era. Eles têm mais é que virar manchete da editoria de polícia!

  9. Postei um comentário quando as notas foram originalmente publicadas. No dia seguinte não mais encontrei as notas no sítio.
    Fiquei intrigado com o sumiço e enviei uma mensagem solicitando explicações, já intuindo aquilo que agora foi explicitado. Agora está claro.
    O cara foi condenado por improbidade administrativa, quer mais?
    Parabéns aos JORNALISTAS.

  10. Parabéns Claudemir. Sempre que se fala em liberdade de imprensa, lembro de Rosa Luxemburgo: “liberdade é, apenas e exclusivamente, a liberdade dos que pensam de modo diferente” É isso ou nada. Abraços.

  11. Parabéns Claudemir pois tu és um jornalista sério.Aqui em Santa Maria tem pessoas que pensam que aida estão na ditadura,sinto informa-las que esse buraco negro já terminou a bastante tempo.Aprendam a viver numa democracia e e respeitem os que tem pensamentos diferentes.

  12. Discordo seguidamente das posições do site – principalmente do jornalista Claudemir Pereira – ao passo que concordo também em muitas ocasiões.
    Ambos e todos – eu e ele e cada um de vocês/nós – somos completamente parciais em nossos posicionamentos, retrato que somos de nossa condição de seres humanos normais, com opiniões próprias e abordagens individuais sobre cada assunto pelos quais nos interessamos.
    A honestidade dos jornalistas Claudemir Pereira e Maiquel Rosauro é inquestionável, e qualquer ação que vise constrangê-los deve ser repelida com veemência e indignação.
    A eles minha solidariedade e indignação.

  13. Por estas e outras que o Jaci é fã deste site, nao frequenta muitos outros e aqui suas palavras sao reproduzidas.
    As vezes sofrem o talho … Muitas vezes os comentarios de JACI nao sao para serem postados, sao a forma de conversar com o editor e Maiquel… Poucas vezes reclamamos da poda.
    Força…

  14. Não bastassem as 239 mortes e centenas de feridos, agora ainda temos que aturar os censores, os repressores, os sem dignidade. Acho que vai chegar a hora em que a podridão vai ter que vir à tona. Espermos que logo. Doa a quem doer.

  15. Parabéns amigo e compenheiro Claudemir, tinha certeza que tu não ias te entregar assim “pros homens de jeito nenhum”. Parabéns ao Maiquel pela reportagem e pela coragem.

  16. Parabéns pelo teu desabafo,Claudemir. Não te conheço pessoalmente,mas acompanho teu trabalho desde o tempo em que eras repórter Imembuí,e por aí a fora. Realmente,na nossa aldeia,tem muito democrata que assim o é até a água não chegar no seu pescoço. Depois,tú já sabe. Sou leitor assíduo deste sítio e,por diversas vezes,já manifestei,humildemente, minha gratidão e satisfação ao espaço democrático e ao trabalho jornalistico sério que, através dele, desenvolves.Os habituais comensais do reino não toleram críticas e luz.Preferem o comodismo e a penumbra.Segue o baile e continua metendo bronca. Abraço.

  17. Claudemir Pereira e Maiquel Rosauro são profissionais sérios, honestos, corretos e competentes. Amedrontar e censurar jornalistas é coisa do tempo da ditadura. Essa mentalidade pequena, mesquinha e até covarde atrasa o desenvolvimento de Santa Maria. Já disse que tem muito lobo vestido em pele de cordeiro na cidade.

  18. Parabéns por jogar luz a um tema muitas vezes subterrâneo em nossa sociedade. Em Santa Maria, infelizmente, ainda existem ditos democratas que são totalmente a favor da liberdade de imprensa, desde que ela os bajulem e jamais promova alguma crítica. Mal sabem os intimidadores da imprensa que, com essa atitude, eles apenas geram mais curiosidade e interesse público a respeito da notícia que querem encobrir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo