DestaqueSanta Maria

LUNETA. Avanço na Perimetral Sul-Leste, galeria em reconstrução na Lorenzi e boletim de balneabilidade

Condições climáticas causam nova redução na safra brasileira de grãos

Na Perimetral Sul-Leste, obras de terraplanagem e drenagem pluvial em andamento. A obra completa ligará a BR-392 até a Estrada de Pains. Foto Guilherme Brum / Prefeitura

Por Paulo André Dutra

* Retomada em novembro, a construção do primeiro lote da Perimetral Sul-Leste muda a paisagem no entorno do canteiro de obras de 2 km.

* O trecho em andamento fica entre a Estrada do Pains e a divisa da Maringá e Residencial Galápagos.

* Em paralelo aos serviços, campanha de educação ambiental junto às comunidades da região alerta sobre a aproximação de animais silvestres. Um paleontólogo acompanha as escavações para notificar a ocorrência de algum fóssil, se necessário.

* Obra em andamento entre as ruas Mário Parcianello e Valdemar Coimbra interrompe o trânsito no Bairro Lorenzi desde quinta-feira (11).

* Lançamento de resíduos, como podas de árvore e bens inservíveis, acelerou o processo de erosão na galeria de uma sanga do bairro. Após escavação e limpeza, 20 tubos novos serão instalados e o mais o aterro da via.

* A situação motivou post em tom de indignação nas redes sociais do prefeito Jorge Pozzobom, “por conta da atitude lamentável de uma minoria de pessoas que jogam seus lixos nas sangas”.

* O Balneário do Passo do Verde, no Rio Vacacaí, em Santa Maria, continua impróprio para banho, segundo o Boletim de Balneabilidade semanal da Fepam.

* Nesta semana, dos 91 pontos analisados, 79 estão próprios para banho e 12 apresentam condição imprópria.

* Três pontos do litoral norte entraram na relação dos locais em que não é indicado o banho: Mariluz e Santa Terezinha (ambas em Imbé) e Rainha do Mar (Xangri-lá).

* Como esperado, o 4º levantamento da safra 23/24, divulgado pela Conab, traz uma nova redução da estimativa da colheita de grãos.

* Pelos dados divulgados, a produção brasileira deve chegar a 306,4 milhões de toneladas. O primeiro levantamento, de outubro, apontava 317,5 milhões de toneladas.

* Se confirmado, o volume representa uma queda de 13,5 milhões de toneladas ao obtido em 2022/23.

* As condições climáticas instáveis, com chuvas escassas e mal distribuídas aliadas a altas temperaturas na região central do país, além de precipitações volumosas na região Sul, provocaram e ainda persistem no atraso do plantio da safra, além de influenciarem de maneira negativa no potencial produtivo das lavouras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo