AssembleiaPolíticaSaúde

ASSEMBLEIA. Situação dos hospitais filantrópicos é primeiro tema a ser tratado pela Comissão de Saúde

Valdeci, que preside a comissão, propôs ouvir representantes dos hospitais filantrópicos
Valdeci, que preside a comissão, propôs ouvir representantes dos hospitais filantrópicos

Dirigentes dos hospitais filantrópicos, que já ameaçam suspender o atendimento, reclamando da falta de pagamentos atrasados pelo Governo do Estado, devem comparecer à reunião desta quarta-feira da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

O que eles farão lá e o que será discutido são temas, entre outros, do material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, presidente da Comissão. O texto é de Patrícia Lemos, com foto da Agência de Notícias do Legislativo. A seguir:

Hospitais filantrópicos são pauta da primeira reunião da Comissão de Saúde

A primeira reunião oficial da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), será nesta quarta-feira (4), às 9h, na Assembleia Legislativa. Participam como convidados o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Julio Dornelles de Matos, e o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (FEESSERS), Milton Kempfer.

Valdeci Oliveira propôs ouvir as entidades, já que os atendimentos por parte dos hospitais filantrópicos estão sob risco de suspensão, devido ao corte de pagamentos anunciado pelo governo do Estado. Os filantrópicos respondem por 70% das internações no RS. “A Comissão quer ouvir as entidades e auxiliá-las a superar a crise. Não vamos admitir que a população pague pela consequência dessas medidas do governo”, concluiu.

Outros assuntos

Alguns requerimentos serão votados na Comissão. Valdeci propôs duas audiências públicas em Santa Maria. Uma para tratar da legislação das agroindústrias e outra para debater a gestão do Hospital Regional e o início do atendimento à população.

Já o deputado Tarcísio Zimmermann (PT), vice-presidente da Comissão, solicitou a criação de uma subcomissão para estudar, acompanhar e debater o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar também pediu uma audiência pública em Campo Bom sobre a construção do Hospital Regional no Vale do Sinos. A deputada Manuela d ́Ávila (PCdoB) solicitou audiência pública para tratar do Sistema Aeromédico do Rio Grande do Sul. O deputado Juliano Roso (PCdoB), propôs a convocação do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, a comparecer na Comissão para expor as providências adotadas pelo governo do Estado no atendimento dos repasses em atraso às Santas Casas e hospitais filantrópicos.

A reunião será na sala Sarmento Leite, no 3º andar da Assembleia Legislativa.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tarso, o intelectual, segundo notícias deixou uma dívida de mais de 250 milhões com as filantrópicas. E todo este povo político aí de cima era governo. Naquela época estava tudo certo.
    Problema do SUS é gestão e subfinanciamento. Se multiplicarem a tabela do SUS por 3, ainda vai faltar dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo