AssembleiaHistóriaPolítica

CONSCIÊNCIA NEGRA. Museu 13 de Maio recebe Medalha da AL. Valdeci e Pozzobom dão destaque

Na sessão que homenageou o Dia da Consciência Negra, uma das organizações homenageadas foi o santa-mariense Museu 13 de Maio – que recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares. O fato foi destacado pelos dois parlamentares da comuna, Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB), como revelam as assessorias de imprensa dos dois parlamentares. Confira, a seguir, os dois textos, primeiro o do petista, logo depois o do tucano:

Museu 13 de Maio recebe Medalha Zumbi dos Palmares

Valdeci e Giane, do Museu 13 de Maio

Símbolo da história do movimento negro em Santa Maria, o Museu 13 de Maio foi condecorado, na tarde desta terça (21), com a Medalha Zumbi dos Palmares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A medalha, criada em 2007, homenageia entidades e personalidades atuantes nas áreas cultural, social, política, esportiva e religiosa. O prêmio concedido ao Museu pela Assembleia, na categoria social, uma das cinco existentes, foi recebido pela diretora do Museu, Giane Vargas Escobar.

O deputado Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, cumprimentou a diretora em nome de toda equipe da instituição e da comunidade negra santa-mariense. Na gestão de Valdeci como prefeito de Santa Maria, o museu foi tombado ao Patrimônio Histórico do Município e também recebeu obras de reforma e ampliação. Hoje, o local sedia diversas atividades culturais destinadas à comunidade negra da cidade. “ O Museu 13 de Maio é um orgulho e um símbolo do movimento negro, mas também de toda Santa Maria. A medalha é justa e premia um trabalho de grande dedicação de muitos voluntários que dão vida a este nobre espaço cultural e social da cidade”, afirmou o deputado.

Emocionada com a homenagem feita pelo Parlamento, a diretora agradeceu o apoio de Valdeci. “O empenho do Valdeci com o Museu e com a criação da Coordenadoria de Políticas para a Igualdade Racial em Santa Maria foram simbólicos e fundamentais”, ressaltou ela.”

CONSCIÊNCIA NEGRA – Pozzobom destaca história do Museu Treze de Maio, de SM

Pozzobom também destacou Barbosa

Na Sessão Solene desta quarta-feira (21) em homenagem ao Dia Estadual da Consciência Negra (comemorada no última terça-feira e que marca os 317 anos da morte de Zumbi dos Palmares), o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Jorge Pozzobom, destacou o trabalho do Museu Treze de Maio, de Santa Maria. A entidade recebeu, na oportunidade a Medalha Zumbi dos Palmares, condecoração concedida anualmente pela AL em reconhecimento ao trabalho de entidades e personalidades atuantes nas áreas cultural, social, política, esportiva e religiosa voltadas para a valorização da comunidade negra.

O Museu Treze de Maio abriga diversas atividades culturais, como exposições temporárias e itinerantes, oficinas de dança afro, capoeira, percussão, hip-hop, grupos de samba e pagode, encontros da juventude negra e do grupo vocal de mulheres negras. Trabalha com a autoestima e autoimagem positivas de homens, mulheres e crianças negras. Este é um dos lugares aonde o Movimento Negro se encontra em Santa Maria, e também onde acadêmicos da UFSM, Unifra e Fames realizam estágios acadêmicos, oficinas com alunos das escolas municipais e estaduais, e debates e encontro de estudantes negros. “Em 2004, o nosso Museu Treze de Maio, que era conhecido antigamente como Clube Social Negro, foi tombado como patrimônio histórico do Município de Santa Maria. E tenho o orgulho de dizer que na ocasião eu era vereador e votei a favor desse tombamento”, afirmou. “E de Santa Maria, que é reconhecida como a Cidade Coração do Rio Grande. E é coração do Rio Grande porque no coração cabem todos, brancos e negros, como tem que ser em todos os lugares”, completou.

O parlamentar ainda lembrou que nesta quarta-feira um ministro negro assume pela primeira vez a presidência do Supremo Tribunal Federal. “A maior homenagem que quero fazer no dia da Consciência Negra é ao ministro Joaquim Barbosa, pela sua postura e por estar restabelecendo a Justiça”, encerrou.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo