Arquivo

Não custa lembrar. Influência de Dom Ivo, um ano depois de sua morte, ainda persiste

Confira a seguir nota publicada no final da tarde de 5 de março de 2007, uma segunda-feira:

“Memória. Morre D Ivo Lorscheister, aos 79 anos

Com falência múltipla dos órgãos, morreu há pouco mais de uma hora (mais exatamente às 4 da tarde), no Hospital de Caridade, o bispo emérito de Santa Maria, Dom José Ivo Lorscheister. Ele estava hospitalizado desde o último domingo.

 

Muito debilitado, com problemas sérios nos intestinos, e com uma saúde já delicada, Dom Ivo acabou não resistindo, embora os esforços da equipe médica que o acompanhou desde o primeiro instante. 

 

O bispo passou por duas cirurgias, uma na quarta-feira e outra ontem. Esta última por mais de quatro horas. Chegou a imaginar-se a possibilidade de um procedimento de hemodiálise, no dia de hoje – mas isso se revelou impossível, dado o quadro clínico do paciente. A morte, então, tornou-se inevitável e foi constatada às 4 da tarde….”

Para ler a nota na íntegra, acesse aqui. No mesmo dia, também publiquei uma biografia do Bispo Dom Ivo Lorscheister. Para conhecê-la, clique aqui.

 

PASSADO EXATAMENTE UM ANO, é mais que evidente a existência de mudanças no funcionamento da Diocese de Santa Maria. E nem poderia ser diferente. Afinal, o bispo emérito exercia uma natural influência, em função de sua história exuberante. Mas subsiste, e isso é o fundamental, a obra daquele que, afinal de contas, marcou a Igreja Católica e a relação desta com a comunidade. Quanto ao restante, a história é que julgará. Mas não há dúvida que muito do que ensinou e fez Dom Ivo é perene. E claramente perceptível no cotidiano dos católicos da boca do monte.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo