Câmara de VereadoresCinemaCultura

AUDIOVISUAL. No SMVC, o início da mostra nacional. Ah, e teve troféu para Cassol. Mas não é só isso

A quase totalidade dos vereadores participou da entrega do troféu a Luiz Alberto Cassol

Com todos os percalços anteriores, o fato é que o Santa Maria Vídeo e Cinema consegue mesmo superar tudo. Na sua décima edição, sob o tema “Recomeçar Sempre”, o festival tem nesta quarta-feira uma programação bastante recheada, cabendo nela vários destaques.

O principal, do ponto de vista da competição, é o início da mostra dos selecionados nacionais, no auditório da Cesma (na rua Professor Braga). Ali mesmo tem lançamento de livro, à tarde, e também, um pouco mais tarde, debate com Luiz Carlos Grassi e Ronai Rocha, logo após a exibição do filme “O Inimigo”, produzido em Super 8 em 1971. Uau. (Para conferir toda a programação, clique AQUI).

Na noite desta terça, o destaque foi para a mostra de filmes de Santa Maria e região. Mas tudo isso foi depois de uma sessão solene, em que não faltou emoção, na Câmara de Vereadores. Nela, o coordenador do SMVC, Luiz Alberto Cassol, recebeu o troféu “Sérgio de Assis Brasil”. Para saber mais, acompanhe o material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo. A reportagem é de Clarissa Lovatto, com foto de Gabriela Perufo. A seguir:

Troféu “Sérgio de Assis Brasil” a Luiz Alberto Cassol

Em Sessão Solene nesta terça-feira (06), a Câmara de Vereadores condecorou Luiz Alberto Cassol com o Troféu “Sérgio de Assis Brasil”. Instituído pela lei municipal 5263/2009, a homenagem é conferida à personalidade de destaque na área cultural de vídeo e cinema, durante programação do Festival Santa Maria de Vídeo e Cinema. A secretária de Município do Turismo, Norma Moesch, Valmir Beltrame, representando Conselho Municipal de Cultura, além do presidente em exercício, Admar Pozzobom, compuseram a mesa de honra. Anamaria Bragança Moraes de Assis Brasil, viúva de Sérgio e autora da arte do Troféu, prestigiou a solenidade.

A vereadora Helen Cabral, em nome do Poder Legislativo, destacou o caráter idealista do cineasta Luiz Alberto Cassol. A respeito do homenageado, Helen Cabral registrou que, entre outras atribuições, Beto Cassol exerceu presidência do conselho nacional de cineclubes brasileiros, coordenação geral do Festival Santa Maria de Vídeo e Cinema e direção de várias curtas metragens e documentários. “O currículo fantástico demonstra amor ao cinema. Ao receber troféu, recebe também reconhecimento público por ter sido vanguardista no cinema. Beto Cassol nos deixa um grande ensinamento, que a paixão por cinema pode transformar sonho em referência no cinema”, enfatizou.  Ao final do pronunciamento da vereadora Helen, foi exibido o documentário “Faltam 05 minutos”, dirigido pelo condecorado com o Troféu Sérgio de Assis Brasil.

Luiz Alberto Cassol, ao agradecer a condecoração do Legislativo, destacou a influência de Sérgio de Assis Brasil na sua vida ao impulsionar a possibilidade de fazer cinema, vídeo e televisão. Citando…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo