Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta segunda, o caminho que se consolida para Luiz Carlos Fort presidir a Câmara

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta segunda-feira, 14 de dezembro, no jornal A Razão:

Fort deve encerrar “carreira eleitoral” na Presidência (foto Renata Grzegorek/AICV)
Fort deve encerrar “carreira eleitoral” na Presidência (foto Renata Grzegorek/AICV)

Cada vez mais aberto o caminho para Fort

Já há algum tempo se cristalizam indícios apontando para a ausência de disputa pela nova Mesa Diretora da Câmara. Contrariando, inclusive, tradição recente e remota no parlamento.

A razão básica seria a falta de votos aos opositores do acordo que uniu, ano passado, PT, PSDB, PP e PPL, além do novato Rede. Esse fator, somado à aparente demonstração de que, desta vez, não haverá “traições”, permite concluir que Luiz Carlos Fort, do PT, será o presidente do Legislativo justamente no último ano do mandato do parlamentar, que não disputará a reeleição.

Não bastassem os dados de natureza política, surgiu outro, nesta semana: a confirmação (houve tentativa de antecipar) do dia 31 como data para o pleito retirará dois parlamentares do grupo oposicionista, que anunciaram já ter marcado viagem para essa data.

Resumo da ópera: a tendência de acordo amplo e chapa única se consolida. O que é bastante raro, não custa lembrar.

AS REDES SOCIAIS E…

As redes sociais de internet se tornaram verdadeiros torneios políticos dos quais participam ativistas de tudo quanto é posição. E se revelam, também, o espaço através do qual partidos e candidatos, via páginas oficiais ou de seus graúdos ou nem tanto, propagandeiam atividades. Além de fazer a disputa com os adversários, claro.

…OS PROTAGONISTAS

Também é nas redes que se nota quem é ou não protagonista na disputa (pelo menos virtual) de 2016. Não é por acaso que Fabiano Pereira, Jorge Pozzobom, Marcelo Bisogno e Valdeci Oliveira (eles próprios ou apoiadores) são os que mais aparecem. E os outros? Quando surgem falam do planeta, e não da comuna. Sintomático?

UM RACHA NEM…

Divergências no PSD local, expostas pela seção “Resumo”, no final de semana, podem parecer pequenas, aos menos avisados. Até porque, como sequer tem vereador, o partido não é exatamente considerado relevante. O que é um engano. Nem que seja pelos minutos de rádio e televisão disponíveis na campanha do próximo ano.

…TÃO MINÚSCULO

Assim, não custa prestar atenção em Paulo Calvano, que se apresenta também como pré-candidato a prefeito; Ramiro Dutra, o presidente da sigla; e em Moacir Alves, o primeiro pré-concorrente do PSD e que, dizem todos, gostaria mesmo é de ser vice de… sabe-se lá quem. Qualquer que seja o resultado do racha, haverá efeitos em 2016.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Buenas, como diria o editor, já que estamos falando em minutos é verdade esta possivelmente para alguns a " Moeda" mais interessante do PSD local e por isto atraente a "vendedores e ' Compradores", os quais uns e outros considero oportunistas e canalhas.
    O PSD possui três minutos conquistados com muita esforço por seus candidatos nas últimas eleições entre eles me incluo como candidato suplente não eleito; mas com participação cidadã de mãos limpas, sem ter recebido financiamento oriundo de Lavajatos ou "Vaporetos" ou de quem quer que seja que esteja sendo investigado. Tem o PSD hoje uma bancada de 39 deputados Federais , 04 senadores ,02 governadores e dois vice -governadores entre eles José Paulo Dornelles Cairoli no RS. Somos a quarta maior força politica do País.
    Sou pré-candidato a prefeito em respeito aos cidadãos de bem de Santa Maria pois certamente como eu estão fartos de conchavos, cooptações e facilidades de acesso a funções públicas sendo fatiadas como promessa de cargos antes mesmo das eleições como forma de atrair adeptos para quem deseja o poder pelo poder! Minha trajetória , formação e atuação notadamente na saúde sempre que fui convocado são de conhecimento público e dão a dimensão de meu preparo.
    Não reconheço a outra pré-candidatura do PSD/SM citada na matéria porque entendo falta-lhe minimamente o decoro necessário para tanto e isto poderá ser comprovado oportunamente.
    Reconhecerei como cidadão e político todas pré-candidaturas do meu ou de outros partidos que não atentem contra a ética e o decoro entre partidos e pré-candidatos, também não serei vice na forma que grafa de " …Sei lá quem como diz o editor."
    Por último sou e serei pré-candidato a prefeito até o momento das convenções previstas na lei eleitoral quando são decididas coligações e candidaturas.
    Aproveito para externar votos de um iluminado Natal com muita saúde e muitas alegrias para todos.
    Moacir da Rosa Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo